Executivo Cabeceirense reuniu no dia 23 de outubro
Deliberações da última reunião do Executivo
27 de outubro, 2020
O Executivo Municipal ratificou, por unanimidade, na sua última reunião camarária do passado dia 23 de outubro, a abertura do procedimento do concurso público para a empreitada de substituição de coberturas de fibrocimento (amianto) na Escola Básica do Arco de Baúlhe, na Escola Básica e Jardim de Infância da Ferreirinha, em Cavez, na Escola Básica e Jardim de Infância da Faia e na Escola Básica e Jardim de Infância de Pedraça.
Tal como havíamos já divulgado, o amianto será removido ao abrigo de um programa nacional financiado por fundos comunitários, através do Programa Operacional Regional ‘Norte 2020’.
No decurso desta reunião camarária foi igualmente ratificado, por unanimidade, o protocolo de colaboração com a Associação Dignitude – Instituição Particular de Solidariedade Social – para a implementação do Programa ‘Vacinação SNS Local’ com vacinas do contingente SNS (Serviço Nacional de Saúde) para beneficiários do município.
O Programa ‘Vacinação SNS Local’, ao qual a Câmara de Cabeceiras de Basto aderiu recentemente, está a ser implementado em todas as farmácias do concelho - Farmácia Moutinho, Farmácia Barros, Farmácia Azevedo Carvalho e Farmácia Minerva. Através deste protocolo, a Câmara Municipal vai custear parte do valor de administração da vacina contra a gripe sazonal, nas farmácias do concelho, até ao número máximo de 1500 pessoas.
Perante o cenário de pandemia em que nos encontramos, o Programa ‘Vacinação SNS Local’ apresenta-se como alternativo e complementar ao tradicional plano de vacinação contra a gripe sazonal, aliviando, desta forma, a afluência aos Centros de Saúde.
O Executivo Cabeceirense aprovou, por unanimidade, a celebração de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal e o ISCET – Instituto Superior de Ciências Empresariais e de Turismo que tem como objetivo a valorização do património cultural e turístico do concelho de Cabeceiras de Basto, designadamente para a realização do estudo científico-cultural e respetiva candidatura do Jogo do Pau em Cabeceiras de Basto a Património Cultural Imaterial de Portugal.
De entre outros assuntos, foram aprovados, por unanimidade, dois apoios à natalidade no montante global de 1.000 euros.