Secretária de Estado do Turismo descerrou placa alusiva à Estação Náutica
Ação «CABECEIRAS TURISMO ON»
7 de agosto, 2020
Cabeceiras de Basto dedicou o dia 7 de agosto, ao Turismo, através da ação ‘CABECEIRAS TURISMO ON’, durante a qual foi apresentado publicamente o Portal de Turismo ‘VisitCabeceiras’, a Revisão do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo, o processo de certificação do Doce Cabeceirense e, ainda, a Estação Náutica de Cabeceiras de Basto.
Nesta iniciativa marcou presença a Secretária de Estado do Turismo, Mestre Rita Marques, que encerrou o dia de trabalhos com o descerramento de placa alusiva à Estação Náutica de Cabeceiras de Basto e entrega da Bandeira/Certificado no Posto de Turismo. Também o vice-presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Inácio Ribeiro, se associou ao encerramento da iniciativa ‘CABECEIRAS TURISMO ON’. Marcaram, igualmente, presença o presidente da Assembleia Municipal, vereadores, presidentes de Juntas de Freguesia e parceiros da Estação Náutica de Cabeceiras de Basto.
Durante a sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, afirmou que “afirmar Cabeceiras de Basto como destino de eleição é o desafio que se impõe”. Fazendo uma abordagem aos temas em análise durante o dia, Francisco Alves, salientou que “Cabeceiras de Basto tem muito para oferecer”.
“À semelhança de outros setores de atividade, o turismo carece de constante inovação para se manter na linha da frente”, destacou o presidente da Câmara sublinhando que “está nas mãos dos privados a ousadia, a ambição e o empreendedorismo para investirem e promoverem a animação económica, gerando riqueza e obtendo dividendos”, cabendo à autarquia a responsabilidade de “criar condições para a implementação de projetos turísticos e promover estratégias e dinâmicas de desenvolvimento do território que permitam a fixação e atração de população”.
Na sua intervenção, a Secretária de Estado do Turismo, reconheceu o esforço feito pela Câmara Municipal, no que se refere, designadamente, à revisão do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo que “deve estar devidamente articulado com as estratégias de desenvolvimento da região”, numa “lógica supramunicipal”.
Rita Marques enalteceu, ainda, a preocupação da autarquia com a certificação dos produtos locais, neste caso em concreto dos ‘Miguelitos’ como doce regional de Cabeceiras de Basto, reconhecimento este que projetará positivamente o concelho.
Quanto à Estação Náutica de Cabeceiras de Basto, a Secretária de Estado disse “ver com satisfação a aliança com as Estações Náuticas” que proporcionam uma “oferta turística diferenciadora” e que permitem, em simultâneo, “fixar mais tempo os turistas no território”.
Por seu turno, o presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, felicitou a Câmara Municipal pela “visão estratégica” na criação da Estação Náutica de Cabeceiras de Basto, realçando que “a diferenciação e a diversidade são sinónimo de riqueza”. Joaquim Barreto saudou, também, a Secretaria de Estado do Turismo e o Ministério da Economia pelas políticas que têm vindo a implementar de apoio às empresas ligadas ao setor, chamando a atenção para as “potencialidades do interior” que não podem ser esquecidas pelos poderes públicos.
Durante esta manhã, o Portal de Turismo da Câmara Municipal ‘VisitCabeceiras’ foi apresentado pelo técnico Tiago Teixeira. Trata-se de um portal que assenta essencialmente em quatro áreas estruturais da identidade concelhia - Natureza, Gastronomia, Desporto e Cultura - que pretendem levar os turistas a sentir, descobrir, viver e ficar em Cabeceiras de Basto.
Coube ao professor universitário e especialista em Planos Estratégicos de Turismo, Luís Ferreira, fazer o ponto de situação do trabalho já desenvolvido de diagnóstico e preparação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo de Cabeceiras de Basto 2021-2025.
Já esta tarde, no âmbito da temática da Certificação do Doce Cabeceirense ‘Miguelitos’, usaram da palavra a vereadora do Turismo, Carla Lousada, a vencedora do Concurso ‘Doce Cabeceirense’, Alice Alves, e Helena Ribau, representante da RURIS.
Para além da apresentação dos ‘Miguelitos’, o vencedor do Concurso ‘Doce Cabeceirense’, e dos motivos que levaram a Câmara Municipal a organizar este concurso, esteve em cima da mesa a importância do processo de certificação e do registo da marca.
O Secretário-geral do Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, Rui Azevedo, falou à plateia sobre o Fórum Oceano e sobre as Estações Náuticas de Portugal, designadamente das vantagens e do caminho a seguir pelas Estações Náuticas, caminho esse que passa pela “evolução para produtos turísticos integrados”.
Coube ao Chefe de Divisão, Ramiro Carvalho, apresentar a Estação Náutica de Cabeceiras de Basto, evidenciando os motivos que estiveram na origem da candidatura, bem como os principais objetivos e compromissos da Estação Náutica de Cabeceiras de Basto, “um projeto inovador, ambicioso e pioneiro na região”. De salientar que um dos compromissos da Estação Náutica é a criação de uma Escola Municipal de Canoagem, intenção que foi abordada pela técnica do Município, Manuela Martins, durante a visita à Área de Lazer Fluvial do Poço do Frade.
Cabeceiras de Basto viveu, assim, um dia intenso dedicado ao Turismo, um dos motores da economia nacional e do progresso concelhio a diferentes níveis, Turismo esse que tem levado os turistas a embrenhar-se na história e no património edificado, nos sabores desta terra de Basto, nas magníficas paisagens, neste nosso território… uma Terra de Encanto Natural.