Centro de Teatro leva «CIRCO LAR» às aldeias e lugares do concelho
Próximas datas: 3, 4, 5 e 6 ; 10, 11, 12 e 13 de agosto
3 de agosto, 2020
O Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto (CTCMCB) apresenta CIRCO LAR, um espetáculo de teatro/circo itinerante que reinventa o imaginário do circo, outrora, lugar de celebração artística e de partilha comunitária, num formato inovador.
Atento ao potencial criativo e alternativo desta nova realidade, e após o cancelamento de toda a programação municipal, o CTCMCB reformulou a sua programação com a criação deste novo produto artístico reinventando, mais uma vez, o formato de apresentação de forma a chegar ao seu público.
Dadas as restrições de lotação, surgiu a ideia de replicar o espetáculo de maneira a garantir que todos os cabeceirenses possam assistir e usufruir deste projeto em segurança, respeitando o limite de pessoas e distanciamento físico.
Assim, durante os meses de agosto e setembro de 2020, o CTCMCB realizará 33 apresentações do novo espetáculo CIRCO LAR, circulando por diferentes lugares do concelho de Cabeceiras de Basto. A primeira apresentação é hoje, 3 de agosto de 2020, às 21h30 na praia fluvial de S. Nicolau, Cabeceiras de Basto. O CTCMCB já anunciou as primeiras datas – 3, 4, 5 e 6, 10, 11, 12 e 13 agosto, sempre às 21h30.
Esta é uma proposta arrojada que vai ocupar e dinamizar espaços/lugares de Cabeceiras de Basto, até agora não usados para estes fins, promovendo também o património natural e edificado do Concelho.
Todas as informações - datas e locais - na página do facebook e instagram do Centro de Teatro de Cabeceiras de Basto.
Parafraseando o CTCMCB: “Apesar de todas as dificuldades, o importante é não parar. O futuro está lá, sorridente à nossa espera”.
Uma criação [CTCMCB] Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
agosto e setembro 2020
Próximas datas [3, 4, 5 e 6 ; 10, 11, 12 e 13 de agosto]
INFO facebook.com/ctcmcb
[espetáculo de teatro/circo itinerante]
RESERVAS
+351968550402 | encalcodeideias@gmail.com
Participação gratuita e limitada
*Todas estas apresentações irão cumprir com as normas recomendadas pela DGS
Sinopse
Um velho circo, outrora grandioso, está longe dos tempos de glória do passado quando surge Heitor, que se junta a esta companhia e com ele traz esperança e novas ideias para pôr este circo na ribalta, mostrando que o dia-a-dia se faz de reinvenções. Será que juntos vão ser capazes de transformar o seu próprio destino? Senhoras e Senhores, bem-vindos ao Circo da Vida!
Ficha Técnica:
texto | ROBERTO MOREIRA
encenação e dramaturgia | CRIAÇÃO COLECTIVA
elenco | FRANCISCA MAGALHÃES, JÚLIO DINIS, PAULO GONÇALVES, ROBERTO MOREIRA e SÓNIA SENRA
direção técnica | JOANA VELOSO
consultor circense | JOSÉ MIGUEL CARVALHO
cenário | JOANA VELOSO e MÁRIO TEIXEIRA
figurinos | JOANA VELOSO
design luz | ÂNGELA PINHEIRO
assistentes de produção | HÉLDER CARVALHO e VERA GONÇALVES
comunicação e assessoria de imprensa | RITA PITEIRA
design gráfico | ANDRÉ RIBEIRO
produção | CTCMCB – CENTRO DE TEATRO DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DE
BASTO
organização | CÂMARA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DE BASTO
classificação etária | MAIORES DE 12 ANOS
CTCMCB - Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto é uma marca cultural que aposta no desenvolvimento de um projeto de produção artística vocacionado para as artes de intervenção social e comunitária. Desde 2012 que atua como agente cultural dentro do concelho de Cabeceiras de Basto, trabalhando as memórias, as tradições e património material e imaterial enquanto fontes e ferramentas de preservação e revitalização da identidade da região de Basto.
Este projeto tem como missão estudar e conhecer todo o património cultural do território onde executa a sua ação, que engloba o arqueológico, religioso, civil e etnográfico, bem como o seu património natural, desenvolvendo atividades ligadas à promoção cultural através da criação de eventos de carácter artístico que envolvam não só as artes do espetáculo como também as novas formas e linguagens da arte contemporânea, tendo como base de trabalho e criação uma linguagem que vá ao encontro da tradição oral - onde se fundamenta a identidade cultural mais profunda de um povo.