Câmara Municipal desafia talentos da escrita
Concurso Literário Nacional - Conto Infantil de Cabeceiras de Basto
16 de julho, 2020
Decorre até ao dia 30 de setembro o prazo para a entrega dos trabalhos ao XIV Concurso Literário Nacional – Conto Infantil de Cabeceiras de Basto organizado pela Câmara Municipal, concurso que se destina a pessoas que não tenham ainda publicado nenhum livro na área da literatura. Nele podem participar cidadãos portugueses e estrangeiros, conforme o regulamento.
O Concurso Literário Nacional – Conto Infantil tem como principal objetivo criar e consolidar hábitos de escrita e leitura, promover a escrita criativa e valorizar a expressão literária, divulgar autores portugueses e valorizar a cultura Cabeceirense.
Os contos a concurso terão, obrigatoriamente, que conter pelo menos uma alusão ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, alusão essa que poderá ser de várias naturezas, ficando ao inteiro critério do autor do conto.
Os resultados serão divulgados em novembro próximo e aos vencedores serão atribuídos prémios no valor de 600 euros (1º prémio), 350 euros (2º prémio) e 250 euros (3º prémio). O regulamento prevê, ainda, a atribuição de uma menção honrosa no valor de 200 euros para o melhor jovem escritor.
Os trabalhos a concurso deverão ser entregues, presencialmente, na Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto ou remetidos via correio postal até às 17h00 do dia 30 de setembro de 2020.
De referir ainda, que os trabalhos serão avaliados por um júri constituído para o efeito que, na sua seleção, terá em conta critérios como organização, coerência e coesão do texto, obediência às características do género em questão, criatividade e qualidade literária.
No âmbito desta importante iniciativa municipal, que ao longo dos anos tem registado um número muito significativo de participantes, foram já publicadas duas coletâneas com os contos infantis vencedores das anteriores edições promovidas pela autarquia e que primaram pela grande qualidade.
Através da promoção deste Concurso Literário Nacional, a Câmara Municipal contribui não só para a promoção do concelho, mas também para a promoção da cultura, da história e do património local.