Mensagem do Presidente da Câmara Municipal
Dia da Europa | Hastear da Bandeira
9 de maio, 2020
A Europa celebra hoje, dia 9 de maio, o seu Dia num momento de sérias dificuldades devido à pandemia provocada pelo coronavírus Covid-19 que já matou milhares de pessoas não só na Europa como no mundo inteiro.
A Europa de portas abertas viu-se obrigada a fechar as fronteiras, com os Governantes de cada país a impor rigorosas restrições à população.
Encerram escolas e outros serviços públicos e privados e apelando ao isolamento social, numa tentativa de travar a propagação do novo coronavírus.
Só em Portugal, desde meados de março até aos dias hoje, morreram mais de 1.100 pessoas, num total de mais de 27 mil infetados como o Covid-19.
A Europa, fortemente fustigada por esta pandemia, enfrenta a partir de agora desafios incomensuráveis, quer no que toca à saúde, mas também à economia, ao turismo, à educação, à cultura, entre outros.
São muitas as dúvidas e inquietações dos líderes, mas também dos cidadãos pois o futuro traz imensas incertezas com a certeza de que os efeitos desta pandemia serão nefastos não só para a Europa, como para todo o mundo.
É, por isso, tempo da Europa se manter unida e coesa no combate a esta pandemia, reforçando os laços de solidariedade em prol da Saúde e da qualidade de vida de todos os Europeus.
Nesta data não posso deixar de reafirmar o ORGULHO que sinto, enquanto Português, em pertencer à União Europeia. O caminho que percorremos juntos com outras nações europeias, desde 1986, permitiu que Portugal se desenvolvesse como em nenhum outro período da sua história de novecentos anos.
Aproveito também este dia para, em meu nome pessoal e no da Câmara Municipal, deixar, uma vez mais, um sentido reconhecimento e um agradecimento a todos os profissionais de saúde, forças de segurança, a todos os voluntários, autarcas, empresários e população, em geral, pelo espírito solidário e de entreajuda, mas também pelo seu espírito de missão, socorrendo concidadãos em dificuldades.
Que saibamos, todos, encontrar nestes grandes obstáculos novas oportunidades e que a EUROPA se una como nunca para vencer não só o ‘inimigo’ vírus, mas para vencer todas as dificuldades que se avizinham nos diferentes setores da atividade humana.