Centro de Retaguarda instalado na Cruz Vermelha do Arco de Baúlhe
Espaço com 50 camas adquiridas pela Câmara Municipal
11 de abril, 2020
No âmbito das respostas previstas no Plano Operacional do Serviço Municipal de Proteção Civil, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto conta com a cooperação de várias entidades, designadamente da Cruz Vermelha do Arco de Baúlhe que disponibilizou as suas instalações e recursos para criação de um centro de retaguarda na sua sede.
Trata-se de um espaço com 50 camas, adquiridas pela Câmara Municipal, para eventual acolhimento temporário de idosos residentes em estabelecimentos de apoio social ou unidades de cuidados continuados concelhios. De salientar que as roupas de cama foram oferecidas pela ‘Casa Oliveira’ do Arco de Baúlhe e também por vários particulares.
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, acompanhou na passada quarta-feira, dia 8 de abril, a entrega das camas para este centro de retaguarda que tem como objetivo responder à necessidade de ativação de equipamentos de âmbito municipal para alojamento de idosos em isolamento profilático e/ou em situação de infeção confirmada de COVID-19 que, face à avaliação clínica, não necessitam de internamento hospitalar. Uma equipa do Arco de Baúlhe da CVP, em articulação com a Comissão Municipal de Proteção Civil de Cabeceiras de Basto e com os serviços competentes da Segurança Social e da Saúde, apoiará em permanência este centro.
De salientar, ainda, que para salvaguardar situações decorrentes do estado de emergência que vivemos, o Município dispõe, à data, de um total de 122 camas distribuídas por equipamentos municipais e particulares, estando igualmente assegurado o alojamento para profissionais de saúde e de outras áreas similares, assente na disponibilização manifestada pelas Unidades de Alojamento Local, bem como da Casa da Urtigueira, equipamento municipal, para esse mesmo efeito.
No âmbito das suas atribuições, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, através dos Serviços Municipais de Proteção Civil, continua a acompanhar diariamente a evolução da situação de emergência provocada pela pandemia Covid-19.