Conteúdo

Cabeceiras, Celorico e Mondim de Basto criam centros de rastreio à Covid-19

Serviço está integrado no SNS e estará em funcionamento já na próxima semana

7 de abril, 2020
Municípios de Cabeceiras, Celorico e Mondim de Basto criam centros de rastreio à Covid-19
Numa iniciativa conjunta, pioneira a nível nacional, os Municípios de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto e Mondim de Basto apresentaram uma proposta à ARS (Administração Regional de Saúde) do Norte, que visa a recolha e análise de exames à Covid-19 nestes concelhos. O plano apresentado mereceu concordância da ARS Norte e estará pronto a arrancar já no próximo dia 13 de abril.
Esta medida responde a uma situação de emergência e permite, pela proximidade dos territórios e natural relacionamento entre os Municípios, que se preste um serviço absolutamente essencial, que está dificultado para os territórios de baixa densidade, criando uma dinâmica justificativa da presença de uma equipa de colheita, durante os cinco dias da semana, com uma gestão racional de tempo e recursos.

As recolhas e análises serão realizadas pelo laboratório Germano de Sousa, que colocará no terreno uma equipa com os meios técnicos deste laboratório certificado, criando em cada um dos concelhos um centro de rastreio. Estes centros irão permitir que os pacientes suspeitos de infeção e previamente referenciados pelo Sistema Nacional de Saúde, com prescrição médica e marcação prévia, possam realizar o exame e obter resultados, reduzindo, de forma significativa, o tempo de espera e as necessidades de deslocação.

Os interessados, a título individual, também poderão realizar o teste desde que possuam prescrição médica e suportando os custos associados à sua realização. Os resultados, após análise pelo laboratório Germano de Sousa, são depois enviados diretamente ao utente e às autoridades de saúde pública usando os mecanismos adequados.

Este serviço é convencionado e está englobado no SNS – Sistema Nacional de Saúde, que suportará os custos financeiros, cabendo a cada um dos Municípios envolvidos a responsabilidade de assegurar o espaço onde funcionarão os centros de rastreio, bem como os meios materiais, humanos e técnicos para o seu funcionamento.

Os centros de rastreio funcionarão de segunda a sexta, de forma alternada, garantindo duas manhãs e duas tardes em Cabeceiras e Celorico, uma manhã e uma tarde em Mondim e estarão instalados na sede destes três concelhos da Região de Basto.

A itinerância, será realizada seguindo um modelo que tem em conta o número de habitantes e será alvo de uma monitorização dinâmica que permite a cada momento fazer acertos, mediante a evolução da situação. O arranque será já na próxima semana, a partir do dia 13, segunda-feira.
Scroll