Feira Semanal encerrada até final do mês
Equipamentos culturais, desportivos e de lazer encerrados ao público
12 de março, 2020
A Câmara Municipal, no âmbito das ‘Medidas de Prevenção, Contenção e Resposta em Casos de Infeção por Covid-19’ e depois de ouvido o Grupo Coordenador do Plano de Contingência do Município, decidiu encerrar a Feira Semanal até ao final do mês, altura em que será reavaliado o ponto de situação. Deste modo, nos próximos dias 16, 23 e 30 de março a Feira Semanal não se realizará.
Encerrados foram também os Pavilhões Gimnodesportivos, estando apenas autorizado, por agora, no sábado, dia 21 de março, um jogo oficial no Pavilhão Gimnodesportivo de Refojos entre as 14h00 e as 18h00, à porta fechada.
A Câmara Municipal decidiu, também, encerrar a partir de hoje as Piscinas Municipais, os Espaços Internet localizados nas Centrais de Camionagem de Refojos e do Arco de Baúlhe e a Casa da Juventude. Paralelamente foram suspensos os alugueres das Casas Florestais e canceladas as atividades formativas, desportivas e de lazer no Centro Hípico, bem como as visitas guiadas ao Centro de Educação Ambiental.
De referir, ainda, que na passada terça-feira, dia 10 de março, a Câmara tinha já encerrado a Casa do Tempo e o Museu das Terras de Basto, designadamente o Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, o Núcleo de Arte Sacra, a Casa da Lã e a Casa do Pão, estando igualmente suspensas as visitas guiadas ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
O presidente da Câmara Municipal, coordenador do Plano de Contingência, volta a apelar à população para evitar a deslocação aos serviços do Município, especialmente ao Serviço de Atendimento Único – SAU, reservando as deslocações a estes serviços só em casos de extrema necessidade ou urgência.
De salientar que estas medidas preventivas vigoram até 31 de março, altura em que será definida a prorrogação ou desativação destas medidas preventivas.
A Câmara Municipal informa que, a todo o tempo, o Grupo Coordenador do Plano de Contingência do Município poderá sugerir outros procedimentos em função da evolução epidemiológica e das orientações da DGS – Direção Geral da Saúde.