Município de Cabeceiras de Basto adere à Hora do Planeta
Desligadas simbolicamente as luzes dos Paços do Concelho, Mosteiro de S. Miguel de Refojos, parque do Mosteiro, Parque Urbano, e iluminação da Casa do Tempo e do parque florestal
6 de março, 2020
O Município de Cabeceiras de Basto associa-se à iniciativa da organização global de conservação de natureza WWF (World Wide Fund For Nature) – Hora do Planeta. Trata-se do “maior movimento global pelo ambiente” que procura mobilizar indivíduos, empresas e governos a fazerem parte da discussão e das soluções necessárias para garantir um futuro saudável e sustentável para todos.
À semelhança de anos anteriores e a convite da Associação Nacional de Municípios Portuguesas (ANMP) e da WWF, o Município de Cabeceiras de Basto adere à Hora do Planeta desligando, para o efeito, as luzes do edifício dos Paços do Concelho entre as 20h30 e as 21h30 do dia 28 de março de 2020. Durante estes 60 minutos da Hora do Planeta serão igualmente desligadas as luzes do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, do parque do Mosteiro, do Parque Urbano, bem como a iluminação exterior da Casa do Tempo e do parque florestal.
No âmbito da evolução da campanha Hora do Planeta e do conceito “ir mais além da Hora”, o Município Cabeceirense compromete-se, em 2020, a desenvolver as iniciativas de promoção da eficiência energética constantes do seu plano de atividades e orçamento para o corrente ano, designadamente continuar a substituição de lâmpadas de iluminação convencionais nos edifícios e espaços públicos por lâmpadas tecnologia LED e, ainda, na rede de iluminação pública.
De salientar que neste ano de 2020 a Hora do Planeta em Portugal irá debruçar-se sobre o tema da ‘Água e Biodiversidade’. À medida que a biodiversidade global diminui e atinge uma taxa sem precedentes, a Hora do Planeta concentrará, deste modo, os seus esforços em canalizar o apoio desta ação para a proteção da biodiversidade e da natureza.
Tendo começado como um evento simbólico de apagar de luzes em Sydney em 2007, a Hora do Planeta, é hoje celebrada em mais de 188 países e territórios como um momento global de solidariedade pelo planeta.