Investir na melhoria da qualidade ambiental
Visita às Estações de Tratamento de Águas Residuais de Refojos e do Arco de Baúlhe
12 de dezembro, 2019
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, acompanhado do vereador do Ambiente, Pedro Sousa, e dos técnicos da autarquia responsáveis pela área ambiental, visitou as ETAR’s – Estações de Tratamento de Águas Residuais de Refojos e do Arco de Baúlhe, no passado dia 4 de dezembro.
A antiga ETAR de Arco de Baúlhe foi desmantelada uma vez que se apresentava obsoleta, já com deficiências insanáveis, que punham em causa a qualidade do tratamento de esgotos. A nova ETAR é uma estação de tratamento de nova geração e que tem uma maior capacidade.
Com efeito, desde a entrada dos esgotos no órgão de remoção de sólidos grosseiros, passando pelos novos tanques de tratamento primário e secundário das águas, pelo decantador de tratamento e desidratação das lamas finais, fica assim assegurada uma grande melhoria da qualidade ambiental com a descarga no rio de água em muito boas condições.
O aumento da capacidade responderá nos próximos anos ao aumento da pressão urbanística não só na Vila de Arco de Baúlhe mas também de freguesias vizinhas. A obra incluiu também a ampliação da rede de saneamento nas freguesias de Alvite, Basto e Faia o que permitiu, ainda, a selagem das antigas ETAR da Portela de Alvite e de Olela. Serão mais de 200 os beneficiários atuais desta ampliação que agora poderão ligar-se à rede pública de saneamento, eliminando desta forma um número muito considerável de fossas séticas e respondendo a necessidades básicas das populações locais.
A ETAR de Refojos foi ampliada, duplicando a sua capacidade de receção e tratamento de águas residuais. A construção de novos tanques de tratamento e decantadores, aliada à requalificação de todos os órgãos existentes na antiga estação, vai permitir servir um maior número de consumidores.
Por isso, esta obra incluiu a ampliação da rede de saneamento desde a Cumieira, na freguesia de Cabeceiras de Basto, passando por Painzela até à Ranha, mas também novas redes na Senhora de Fátima e Outeiro. Permitiu, ainda, a ligação da rede de Chacim, eliminando a ETAR daquela localidade e a selagem da ETAR da Cumieira. Grande investimento para melhor e servir as populações – cerca de 250 novos beneficiários - que se traduz na melhoria ambiental.
A Câmara Municipal encontra-se nesta fase a ultimar trabalhos de arranjos exteriores nas duas estações e a executar os últimos ensaios dos equipamentos.
O investimento global foi superior a três milhões de euros e beneficiou de apoio financeiro do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), Portugal 2020.