Cabeceiras de Basto é novamente «Autarquia + Familiarmente Responsável»
Cabeceiras de Basto recebe pelo segundo ano consecutivo o galardão
15 de novembro, 2019
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis voltou a distinguir, este ano, a Câmara Municipal como ‘Autarquia Amiga das Famílias’. A Câmara congratula-se com esta distinção, sinal de que as políticas e medidas disponibilizadas às famílias são de grande relevância para os Cabeceirenses e continuam a promover a melhoria da qualidade de vida dos agregados familiares.
A Câmara Municipal receberá o galardão de ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’ em cerimónia pública a decorrer no próximo dia 27 de novembro, em Coimbra.
O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis, que nasceu em 2008, pretende, entre os seus objetivos, dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias. E Cabeceiras de Basto é um Município amigo das famílias.
Para além do conjunto de apoios que começam no nascimento das crianças, passando pelos apoios às famílias numerosas com benefícios nas tarifas da água e saneamento, bem como na redução da taxa do IMI, a autarquia Cabeceirense também apoia as famílias mais carenciadas através das taxas sociais. Também as famílias com filhos estudantes não são esquecidas. Para além dos apoios nos transportes, refeições e prolongamentos de horários, aquisição de livros e material escolar, a Câmara Municipal atribui, anualmente auxílios económicos a alunos do ensino secundário e bolsas de estudo a alunos do ensino superior. A tudo isto junta-se, ainda, a redução de taxas para a construção de habitação própria para jovens dos 18 aos 35 anos de idade.
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto continua, assim, a colocar as pessoas e as famílias no centro das suas preocupações, procurando respostas eficazes para os problemas que as afligem.
De salientar que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em parceira com Instituto da Segurança Social, tendo como missão acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.