Recolha seletiva regista boa evolução nos últimos anos
Tornar o concelho de Cabeceiras de Basto cada vez mais limpo e amigo do ambiente
10 de julho, 2019
A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto regista com satisfação “o bom funcionamento dos equipamentos para deposição e recolha seletiva de artigos de roupas, calçado, brinquedos, livros” nos ecopontos que se encontram distribuídos pelo concelho, destacando-se a importância das quantidades recolhidas.
Só no passado mês de maio foram recolhidas duas toneladas, na sua grande maioria roupas e calçado. No ano de 2018 foram recolhidos 23.422Kg.
De salientar que a recolha destes materiais, sem encargos para o Município, reduz os custos com a deposição em aterro, cujo custo atual se cifra nos 39 euros por tonelada, possibilitando o encaminhamento desses mesmos materiais para a reutilização ou reciclagem.
No âmbito do protocolo celebrado com a empresa de recolha, o Município Cabeceirense possui 10 ecopontos dispersos pelo concelho, estando ‘em cima da mesa’ a possibilidade de aumento do número de ecopontos com a instalação de novos equipamentos nos próximos dois anos.
A Câmara Municipal apela à colaboração de todos os munícipes para a boa utilização dos ecopontos, no sentido de tornarmos o concelho de Cabeceiras de Basto cada vez mais limpo e amigo do ambiente. Note-se que através da diminuição da quantidade de resíduos em aterro sanitário conseguimos reduzir significativamente a pegada ecológica.