Conteúdo

Salão Nobre palco de concerto de flautas antigas

No próximo dia 21 de julho realiza-se o terceiro e último concerto do ciclo ‘Sons do Silêncio - A Música e o Barroco’

9 de julho, 2019
Salão Nobre palco de concerto de flautas antigas
O Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu no dia 7 de julho, o segundo concerto ‘Sons do Silêncio - A Música e o Barroco’, inserido no âmbito do programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’. Intitulado ‘Sete obras, sete flautas, um flautista’, o concerto foi protagonizado por Pedro Sousa Silva e comentado por Dimitris Andrikopoulos, compositor e professor da ESMAE, ele que é também o comissário do evento ‘Sons do Silêncio - A Música e o Barroco’.
No Salão Nobre dos Paços do Concelho, Pedro Sousa Silva tocou sete obras utilizando sete flautas antigas, réplicas dos séculos XIV, XV, XVI e XVII. Flauta Basset Claude Rafi, Flauta Tenor Claude Rafi, Flauta Baixo Hiers, Flauta Alto ‘Dolcimelo’, Handfluyt, Flauta de Voz Pierre Bressan e Flauta Alto Jacob Denner foram as escolhas de Pedro Sousa Silva para este concerto intimista.

De salientar que o flautista integra o centro de investigação CESEM da Universidade Nova de Lisboa e tem dedicado grande atenção ao imenso reportório inédito contido nas fontes portuguesas dos séculos XVI e XVII.

O concerto contou com a presença dos vereadores Dr. Mário Machado, Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, presidentes de Juntas de Freguesia, entre outros autarcas e público em geral. A renomada flautista Cabeceirense, Adriana Ferreira, que integra a Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília de Roma e que se encontrava de visita a Cabeceiras de Basto este fim de semana, honrou a organização do evento com a sua presença neste concerto.

A Torre dos Clérigos, no Porto, foi o palco do primeiro concerto em junho. Ontem foi a vez do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, mais concretamente o Salão Nobre, receber o espetáculo. No próximo dia 21 de julho, domingo, realiza-se o terceiro e último concerto inserido no ciclo ‘Sons do Silêncio - A Música e o Barroco’. O concerto pedagógico e comentado por Pedro Sousa Silva e Ricardo Leitão Pedro terá novamente como palco o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, a partir das 18h30.

Esta é mais uma iniciativa integrada no programa cultural Mosteiro de Emoções que é financiado por fundos comunitários, através do Norte 2020.
Scroll