Bem-vindo/a a Cabeceiras de Basto

Conteúdo

Assembleia Municipal aprova voto de pesar pelo falecimento do Padre Dr. Joaquim Santos

Resumo das deliberações da Assembleia Municipal de Resende realizada no dia 27 de Junho de 2008

30 de junho, 2008
Pe. Dr. Joaquim Santos

Sob a presidência do Dr. Serafim China Pereira, reuniu no dia 27 de Junho de 2008, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto. Destaque, no período de antes da ordem do dia, para a aprovação, por unanimidade e aclamação, de um voto de pesar pelo recente falecimento do padre compositor Dr.Joaquim Santos.

 

 

Um ilustre cabeceirense que nasceu na freguesia de Riodouro deste concelho de Cabeceiras de Basto em Abril de 1936, residindo actualmente no lugar de Moimenta, freguesia e vila de Cavez. Assumiu o sacerdócio religioso com dedicação e amor tendo escolhido a música como fonte de inspiração das suas capacidades intelectuais e artísticas.

O Padre Doutor Joaquim Santos foi um compositor genial na criação e na composição musical e instrumental. A vasta obra que produziu teve grande projecção nacional e internacional, destacando-se a realização de inúmeros concertos na Igreja de Sto António dos Portugueses em Roma, Itália.

No dia 24 de Junho, perdeu-se um homem simples, um sacerdote devotado e um compositor genial. Um Cabeceirense que o Município homenageou em 1999 com a medalha de ouro de mérito concelhio e por ocasião do 71º Aniversário, com a realização de um Concerto Musical na Igreja do Mosteiro de S.Miguel de Refojos, reunindo autarcas, familiares, amigos e população em geral.

Nesta reunião, dos assuntos agendados na ordem do dia, salienta-se a tomada de conhecimento da informação emitida pela DGAL – Direcção Geral das Autarquias Locais, relativamente ao limite de endividamento Municipal para 2008 referente à Câmara de Cabeceiras de Basto, atestando assim, a sua capacidade e situação financeira estável. Opinião igualmente publicada no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, que anualmente faz uma avaliação às contas, revelando, no que concerne ao concelho indicadores positivos, na gestão e políticas adoptadas em Cabeceiras de Basto.

A Assembleia Municipal tomou ainda conhecimento da aprovação do programa Pagar a Tempo e Horas, a que a Câmara se candidatou por forma a liquidar de forma mais célere os fornecimentos prestados.

Nesta reunião, foi igualmente aprovado um voto de louvor à Associação Contacto Futsal Clube, pela subida à terceira divisão nacional da modalidade. Uma recém-constituída colectividade local que vem mobilizando um grande número de jovens em torno da prática desportiva no concelho.

Neste conclave foi igualmente aprovada uma medida excepcional para a regularização de dívidas ao Município.

Foi ainda aceite a integração do Município na Associação de Municípios para o território da NUT III AVE.

Por fim, foi aprovada a proposta de Regulamento Municipal da Urbanização e Edificação, bem como lista de Juízes Sociais para o biénio 2008/2010.

Por último, foi apresentada e aprovada uma proposta de Modificação ao Orçamento previsto para 2008, considerando assim, alguns investimentos de grande vulto que o concelho tem em curso, tais como os novos Centros Escolares de Arco de Baúlhe e Refojos, a Variante Sul do Concelho e o alargamento da Piscina Municipal de Cabeceiras de Basto.

Scroll