Tertúlia evidencia importância da gastronomia na valorização do território
Iniciativa integrada no programa cultural Mosteiro de Emoções
24 de maio, 2019
‘Turismo de Saberes e Sabores’ foi o tema da quinta tertúlia que integra o Ciclo ‘O Futuro Visita o Passado’ do programa cultural Mosteiro de Emoções e, neste caso em concreto, a segunda tertúlia dedicada ao ‘Turismo de Saberes e Sabores’.
O encontro decorreu ontem à tarde, dia 23 de maio, na Casa do Tempo, e teve como oradores Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Mestre em Alimentação, Fontes, Cultura e Sociedade; Manuel Fernando Vaz Ribeiro da Confraria do Presunto e da Cebola do Tâmega e Sousa, Mestre em Gestão de Recursos Humanos; e Rafael Oliveira, membro da Confraria de Gastrónomos do Minho, vice-presidente da Associação Comercial de Braga.
No arranque desta tertúlia, a vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, evidenciou a importância da gastronomia no incremento do turismo, realçando o crescente interesse pelo “turismo de experiências e sensações” com destaque para os sabores de Basto que têm atraído públicos diferenciados.
Durante as suas intervenções, os oradores destacaram a importância da gastronomia na valorização do território, dando a conhecer o trabalho que as Confrarias têm feito em prol da promoção dos produtos endógenos.
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, encerrou este evento, agradecendo a todos a prestimosa colaboração e participação.
De referir que esta iniciativa teve como principais destinatários os empresários ligados ao setor do turismo, restauração e alojamento, e outros interessados na temática do turismo dos saberes e sabores.
O Ciclo de Tertúlias é uma iniciativa integrada no programa cultural Mosteiro de Emoções financiado por fundos comunitários, através do Norte 2020.