Conteúdo

Exposição de Adriana Henriques para ver na Casa do Tempo

‘Luz, cor e silêncio’ que convidam à contemplação

15 de março, 2019
Exposição de Adriana Henriques para ver na Casa do Tempo
Foi inaugurada ontem, dia 14 de março, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto, a Exposição ‘Luz, cor e silêncio no Mosteiro’ da artista plástica Adriana Henriques, momento que antecedeu a realização da Tertúlia História Local sobre ‘A Música, o Tempo e o Silêncio’, eventos integrados no programa cultural Mosteiro de Emoções.
Nesta exposição temporária, a artista utiliza o suporte em papel, aplica uma técnica mista (aguarela, pigmento, acrílico, tinta da china e líquido celuloso), resultando numa composição visual que remete para uma pintura em movimento, para uma linguagem abstrata, figurativa, orgânica, onde abundam elementos visuais poéticos, musicais e harmónicos e as cores quentes e frias, tudo coabitando no interior dos espaços misteriosos e sensíveis do Mosteiro, como se a ação se desenrolasse frente ao espectador, longe do olhar comum do observador.

“Aliar diferentes expressões culturais é conjugar diferentes conhecimentos e manifestações artísticas, é associar experiências que são colhidas a reflexões que são espoletadas e que enriquem e valorizam o nosso saber”, salientou o presidente da Câmara, Francisco Alves.

Coube ao Dr. José Peixoto fazer o enquadramento da obra, bem como o percurso da artista vieirense, Adriana Henriques, que é licenciada em Artes e Desenho.

Na oportunidade, a artista interpretou um ‘poema’ que trouxe a esta inauguração, performance baseada em vivências e meio natural do Mosteiro, dos monges beneditinos e dos caseiros que habitavam estas casas que, hoje, dão lugar à Casa do Tempo – Centro UNESCO.

Composta por 23 obras, a exposição ‘Luz, cor e silêncio’ é muito rica, vasta e convida à contemplação, estando patente ao público até ao dia 29 de março, na Casa do Tempo.
Scroll