Quarto Seminário Internacional evidencia meio natural na vida monástica
Seminário Internacional é um seus momentos altos do programa cultural Mosteiro de Emoções em 2019
15 de março, 2019
Foi apresentado ontem, dia 14 de março, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto, o programa do IV Seminário Internacional Ora et Labora: ‘Refojos de Basto: natureza e meio natural na vida, linguagens e imaginário da vida monástica’ que vai decorrer nos dias 6 e 7 de junho neste mesmo local.
Nesta sessão de apresentação aos jornalistas, marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, a vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, o Professor Doutor Pedro Vilas Boas Tavares do CITCEM e a Dra. Fátima Oliveira, chefe da Divisão de Administração Geral e Atendimento (DAGA), estes dois últimos que integram a Comissão Organizadora deste evento.
Organizado pelo Município de Cabeceiras de Basto e pelo CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar ‘Cultura, Espaço e Memória’ / Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o IV Seminário Internacional integra o programa cultural Mosteiro de Emoções, sendo neste ano de 2019, um dos seus momentos altos.
Esta quarta edição do Seminário Internacional vem colocar em evidência a importância de vastos, ricos e complexos campos de significado nos domínios religioso, socioeconómico, patrimonial e cultural, decorrentes da realidade histórica (passado, presente e futuro) do mosteiro beneditino de Refojos de Basto, às escalas local, regional, nacional e internacional.
O presidente da Câmara Municipal, na sua intervenção, salientou que “ao longo destes quatro anos muitos conhecimentos e experiências têm sido transmitidos, o que tem proporcionado a todos quantos participam nestes Seminários Internacionais um maior e mais aprofundado saber sobre o Nosso Mosteiro – O Mosteiro de S. Miguel de Refojos – sobre a ordem Beneditina, sobre as vivências no Mosteiro, entre muitos outros aspetos e curiosidades”.
E sublinhou: “podemos afirmar que hoje, fruto de muitos trabalhos e estudos que nos foram apresentados, sabemos muito mais sobre o Nosso Mosteiro, sobre a nossa história, sobre a nossa cultura, sobre a nossa identidade”, disse Francisco Alves, lembrando que “os Seminários, as intervenções e as conclusões não se esgotam apenas no momento das comunicações”. Com o objetivo de “guardar todo esse conhecimento para memória futura”, a Câmara Municipal publicou Livros de Atas de cada um dos Seminários, livros esses que contemplam todas as comunicações proferidas no decorrer de cada evento. “E este não será exceção”, garantiu o edil.
Coube ao Professor Doutor Pedro Vilas Boas Tavares, da Comissão Organizadora, apresentar o programa de dois dias de Seminário Internacional.
Depois de elencar os temas e os oradores convidados, Pedro Vilas Boas Tavares destacou a importância deste seminário, lançando o desfio para a criação/institucionalização de um Centro de Investigação de Estudos Beneditinos em Cabeceiras de Basto.