Decorrem até ao dia 28 de fevereiro as inscrições para o Concurso Doce Cabeceirense, iniciativa integrada no programa cultural Mosteiro de Emoções que tem como objetivo reforçar e valorizar o que se fazia no núcleo familiar, principalmente pelos avós, tendo em vista a criação de um doce de Cabeceiras de Basto.
Serão admitidos a concurso doces de qualquer tipo, desde que cumpram o estabelecido nas normas de participação, sendo que os critérios de avaliação por parte do júri são a originalidade, a genuinidade, a apresentação, a viabilidade de produção empresarial futura.
Com esta iniciativa pretende-se, igualmente, incentivar a inovação das pastelarias cabeceirenses bem como sensibilizar os agentes económicos e a população para a importância estratégica dos produtos endógenos, em especial o mel, as ervas aromáticas, o vinho verde, o leite, as frutas, designadamente o codorno e outros produtos endógenos, no contexto do desenvolvimento do território de Cabeceiras de Basto.
As normas de participação e a ficha de inscrição encontram-se disponíveis em
https://cabeceirasdebasto.pt/index.php?oid=20065&op=all.
Durante os meses de março e abril será, assim, desenvolvido o produto para que, no dia 18 de maio, o júri faça a avaliação das propostas a concurso.
A Câmara Municipal volta, assim, a desafiar todos os interessados a inscreverem-se neste concurso, apresentando as suas propostas para criação de um doce de Cabeceiras de Basto.
Os nossos usos, costumes e tradições, os saberes e sabores, bem como as formas de fazer são expressões culturais que devemos preservar em respeito dos nossos ancestrais e em prol das novas gerações.