Conteúdo

Coleção de postais sobre o Mosteiro apresentados na FNAC do NorteShopping

Plateia contou com Cabeceirenses a residir na área do grande Porto, artistas e representantes de instituições participantes

29 de janeiro, 2019
Sebenta do Património e Passepartout - coleção de postais sobre o Mosteiro apresentados na FNAC do NorteShopping
A vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, em representação do presidente da Câmara, participou no passado sábado, dia 26 de janeiro, na ação de promoção de duas iniciativas integradas no programa cultural Mosteiro de Emoções, mais concretamente a Sebenta do Património e o Passepartout - Coleção de Postais Digitais sobre o Mosteiro que decorreu na FNAC do NorteShopping.
A iniciativa contou também com a presença de Belanita Abreu, autora da Sebenta, Maria Abreu, a ilustradora, e de Rebecca Moradalizadeh, coordenadora da iniciativa Passepartout.

Na plateia, para além de vários Cabeceirenses que se encontram a residir na área do grande Porto e que quiseram associar-se à iniciativa, estiveram igualmente alguns dos artistas e representantes de instituições que participaram no evento Passepartout - coleção de postais digitais sobre o Mosteiro.

Coube à escritora de contos infantis Belanita Abreu, autora da Sebenta do Património, falar do trabalho que foi realizado e que culminou, no mês de novembro de 2018, com a oferta do livro aos cerca de 300 alunos do 3º e 4º ano, do 1º ciclo.

De salientar que a Sebenta do Património inclui uma história, cujo título é ‘A LENDA DA PENA AZUL - O Segredo do Mosteiro de São Miguel de Refojos’ e um conjunto de passatempos com alusão ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos, um monumento que continuará a atrair e a seduzir cada vez mais visitantes e turistas, levando o nome de Cabeceiras de Basto bem longe.

Esta Sebenta do Património contém, nas páginas centrais, um poster com alusão ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos para ser ilustrado por cada uma das crianças que a recebeu, dando origem a uma outra iniciativa, designada ‘Concurso de Ilustração Infantil’ que decorre até ao final deste mês de janeiro e termina com a exposição dos cinquenta melhores trabalhos em maio deste ano de 2019.

A iniciativa Passepartout – Coleção de Postais Digitais sobre o Mosteiro foi apresentada pela coordenadora Rebecca Moradalizadeh. A coleção foi criada sob várias perspetivas e linguagens artísticas, através do olhar de artistas exteriores ao concelho, com o objetivo de lhe prestar uma homenagem, enquanto elemento que se pretende vivificar patrimonialmente.

No total foram apresentados contributos de 22 artistas, num total de 18 postais digitais. Pintores, fotógrafos, designers, ilustradores, músicos e compositores captaram ‘à sua maneira’ o Mosteiro, dando a conhecer, cada um, a sua perceção em postal digital.

A coleção pode ser visualizada no micro site do Mosteiro de Emoções, no site da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em http://www.mosteirodeemocoes.cabeceirasdebasto.pt/pt
Scroll