Iberdrola sensibilizou crianças para a preservação e valorização ambiental
Ação educativa decorreu no auditório do Centro Hípico de Vinha de Mouros
21 de novembro, 2018
Cerca de 100 crianças participaram ontem, dia 20 de novembro, na Ação de Formação Ambiental sobre ‘Fauna e Flora’ que se realizou no auditório do Centro Hípico de Vinha de Mouros. Organizada pela Iberdrola, através da Biosfera e com o apoio da Câmara Municipal, na iniciativa participaram 45 alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º ciclo das Escolas Básicas do Arco de Baúlhe e da Faia e ainda 50 alunos dos 5.º e 6.º ano do 2.º ciclo da Escola Básica do Arco de Baúlhe.
Participaram nesta ação o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, a vereadora Dra. Carla Lousada, o presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos, Sara Hoya que é gestora de Ambiente na Iberdrola e Diego Fernandez, responsável pela Biosfera.
Ao longo do ‘circuito’ montado no auditório do Centro Hípico, as crianças ficaram a conhecer várias espécies de seres vivos – fauna e flora – estudadas no contexto ambiental do Sistema Eletroprodutor do Tâmega. Árvores, invertebrados, peixes, mamíferos, aves e anfíbios foram as espécies que estiveram expostas ao longo dos seis pontos de paragem, num percurso cheio de surpresas preparadas pela Biosfera, designadamente o ‘lago’ das trutas, onde as crianças foram estimuladas a interagir com os peixes.
Os mais pequenos ficaram a conhecer as árvores autóctones e infestantes mais abundantes da zona norte de Portugal como é exemplo o carvalho, castanheiro, azevinho, medronheiro, oliveira, eucalipto, mimosas, entre outras.
Coelho, codornizes, galinhas, pintainhos, rã ibérica, tritão, tartaruga, trutas foram também alguns dos animais que puderam ser observados ao longo do circuito.
No exterior do auditório, os mais novos foram ainda convidados a entrar num barco, uma experiência inédita para algumas das crianças que se divertiram muito com a experiência.
Esta ação educativa teve como principal objetivo sensibilizar os mais novos para a preservação ambiental, numa lógica da valorização dos territórios que veem implantados investimentos desta grandeza como a construção da barragem de Daivões, localizada no limite do concelho de Cabeceiras de Basto com Ribeira de Pena.
A sensibilização ambiental é uma ferramenta essencial para podermos atingir uma mudança de atitudes em relação à proteção ambiental e só através da educação se conseguirão atitudes mais corretas para com o ambiente, sendo esta a finalidade da Iberdrola com a dinamização desta iniciativa.
“Assumindo-se a Iberdrola como a energética do futuro, não poderia esquecer os que dele vão fazer parte: os mais novos. Foi com grande orgulho que a Iberdrola, juntamente com a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e a Biosfera, desenvolveu esta ação de formação ambiental, que deu a cerca de 100 crianças uma outra visão sobre a natureza que as rodeia”, veiculou a empresa – “maior produtor de energias renováveis da Europa e dos EUA”.
Trata-se de um dos grandes eventos promovidos em Cabeceiras de Basto no âmbito do plano de ação socioeconómico desenvolvido com os municípios que envolvem o Sistema Eletroprodutor do Tâmega, um dos maiores projetos hidroelétricos dos últimos 25 anos, a nível europeu, que conta com um investimento de mais de 1.500 milhões de euros até 2023.