Mosteiro de Emoções deu a provar receitas beneditinas em «Ceia Improvável»
Chefs e investigadores apresentaram uma ementa beneditina
26 de outubro, 2018
Um grupo de 20 pessoas, entre autarcas, investigadores na área da alimentação, diretores de escolas de hotelaria, especialistas em amesendação, gastrónomos, bloggers e jornalistas, participou ontem, dia 25 de outubro, na Ceia Beneditina Improvável, uma iniciativa no âmbito do programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ que teve como grande objetivo promover o Mosteiro através dos sabores beneditinos.
Iniciativa é parte integrante da história do concelho, aliando uma estratégia de promoção turística e divulgação do património local e da identidade beneditina.
Durante a ceia que foi servida no Mosteiro de S. Miguel de Refojos, e que contou com a presença dos Chefs Paulo Coutinho Castro (CEO da Portuguese Table) e Teresa Mendes (também investigadora), foram divulgadas as práticas gastronómicas dos mosteiros beneditinos, nomeadamente do Mosteiro de São Miguel de Refojos.
A Ceia Beneditina organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto contou igualmente com a presença da investigadora Anabela Ramos que fez a apresentação histórica dos pratos cuja ementa, segundo receitas da Ordem Beneditina, passamos a descrever: Princípios – rosca ou regueifa, talhadas de presunto de Basto, perrexil e alcaparras; Iguarias – sopas verdes, favas à portuguesa e torresmos lampreados, uma receita portuguesa do séc. XVII; Iguarias doces – arroz doce e ovos reais; Bebidas – Água do Poço e Vinhos Verdes de Cabeceiras de Basto oferecidos pela Adega dos Leões (tinto) e Casal de Morgade (branco).
Durante a ceia, os comensais tiveram oportunidade de ouvir os chefs a informar sobre o modo e a forma de aquisição e confeção dos produtos.
Coube à Dra. Fátima Oliveira, técnica superior da Câmara Municipal, licenciada em História, falar sobre o espaço onde foi servida a ceia – a antiga cozinha do Mosteiro – dando igualmente nota de outros pormenores da vivência beneditina neste Mosteiro.
Por seu turno, o produtor de vinhos, Prof. Mário Leite, falou aos presentes sobre o processo de produção, bem como das características do vinho produzido pela Adega dos Leões.
Associaram-se ao evento o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, e os vereadores Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa.
O programa cultural Mosteiro de Emoções, que se desenvolve até julho de 2019, integra 23 atividades relacionadas com múltiplas manifestações artísticas, de exaltação do património mas, também, da tradição e da história, assume-se como um vasto e rico programa de animação artística que pretende dinamizar o Município de Cabeceiras de Basto, colocando em evidência este NOSSO MOSTEIRO, imponente exemplar barroco.
Trata-se de um programa cultural diversificado que tem captado a atenção e participação de vários públicos.