Presidente da Câmara inaugurou Festival Aromático e Festa da Saúde
‘Cheira Bem, Cheira a Cabeceiras – Festival Aromático’, Festa da Saúde e Passeio Literário ‘O Baile’
30 de julho, 2018
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, inaugurou na manhã do dia 28 de julho, a iniciativa ‘Cheira Bem, Cheira a Cabeceiras – Festival Aromático’ integrada no programa cultural Mosteiro de Emoções, bem como a Festa da Saúde, iniciativas que decorreram ao longo do dia nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.
Acompanharam o presidente da Câmara os vereadores Dra. Carla Lousada e Eng. Pedro Sousa, o presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos, a presidente e membros dos órgãos sociais da Basto Vida, entre outros autarcas do Município, convidados e público em geral.
Destaque para a realização de três workshops – Arte Floral (Raquel Viana), de bolachinhas e compotas beneditinas (Quelha Branca) e Bolos de Leite (Dentada Produções) – durante esta manhã e para dois showcooking’s, com a Chef Lígia Santos, que ocorreram durante a tarde e direcionados especialmente para a restauração, bares e cafetaria, com a utilização preferencial de plantas e ervas aromáticas das empresas cabeceirenses Arboreto e da Olfactus, e ainda fruta da empresa local Apetece Começar.
Exposição e venda de plantas aromáticas, rastreios de saúde, jogos de terapia, dinâmicas de grupo com crianças, entre outras decorreram também ao longo do dia com a presença de produtores locais e de empresas e entidades ligadas à saúde e ação social.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal e pela Basto Vida, recebeu durante a tarde a visita do presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, e continuou ao final do dia com demonstrações de dança e aulas de pilates e karaté pela Escola Pé de Dança, Academia Sempre em Forma e Clube Desportivo de Cabeceiras, respetivamente.
Este dia dedicado ao ‘Cheira Bem, Cheira a Cabeceiras – Festival Aromático’ e Festa da Saúde termina com o Passeio Literário ‘O Baile’ pelas memórias do antigo Baile de Outono, a partir das 22 horas, nos Claustros do Mosteiro. “O Baile de Outono, conhecido pelos mais antigos como ‘Baile de São Miguel – Noite de Outono’, leva o imaginário dos cabeceirenses a tempos gloriosos de muito glamour e muito charme. E é a partir dessas memórias vividas e não vividas que construímos o espetáculo ‘O Baile’.
Através de pesquisas e conversas com diferentes gerações que aproveitaram o tão famoso evento, criámos uma peça de encontros e desencontros pelos corredores do Mosteiro de S. Miguel de Refojos na década de 60. Leve, romântica e com muito respeito, como a própria história pede. As memórias dançam com a música. Os olhos brilham. O ambiente está lá. O Baile permanece vivo”, lê-se na sinopse.