Conteúdo

Orquestra XXI atua em Cabeceiras de Basto

Mosteiro de S. Miguel de Refojos será palco de extraordinário concerto

24 de julho, 2018
Orquestra XXI atua em Cabeceiras de Basto
Cabeceiras de Basto integra a digressão da Orquestra XXI que se inicia no próximo dia 6 de setembro na Casa da Música do Porto e que termina no dia 9 no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A Orquestra atuará no Mosteiro de S. Miguel de Refojos no dia 7 de setembro, seguindo depois para Ílhavo, onde atua no dia 8.
Esta passagem por Cabeceiras de Basto insere-se na celebração do 5.º aniversário da Orquestra XXI, um projeto que reúne dezenas de jovens músicos portugueses residentes no estrangeiro e que tem o duplo objetivo de manter uma forte ligação entre estes jovens e o seu país de origem e, ainda, de levar momentos musicais de excelência a públicos diversificados.

É para Cabeceiras de Basto um enorme orgulho receber a Orquestra XXI que conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República.

O concerto de Cabeceiras de Basto apresentará a Sinfonia Concertante de Mozart, cuja partitura tem uma história misteriosa que, entretanto, acabou por desaparecer, mas reconstruída por Robert Levin depois de anos de investigação. A flautista Cabeceirense Adriana Ferreira, o oboísta Samuel Bastos, o trompista Ricardo Silva e o fagotista Virgílio Oliveira formam o quarteto de solistas que irá interpretar esta obra no Mosteiro de S. Miguel de Refojos. Antes disso, as cordas da Orquestra XXI apresentam uma obra emblemática de Ligeti, terminando o concerto com a genial 7ª Sinfonia de Beethoven.

Cabeceiras de Basto recebe no seu Mosteiro um extraordinário espetáculo dirigido pelo jovem maestro Dinis Sousa que, curiosamente, viveu já, em criança, em Cabeceiras de Basto.

O concerto tem entrada livre e proporcionará aos Cabeceirenses e a todos os que nos visitarem uma noite cultural única que coloca Cabeceiras de Basto na rota dos maiores eventos culturais do país.
Scroll