Conteúdo

Câmara renova parceria com a Universidade do Porto para a defesa e valorização do património

Consolidar a imagem da participação do concelho na História de Portugal

13 de junho, 2018
Mosteiro
O Executivo Municipal, sob a presidência de Francisco Alves, aprovou por unanimidade, na sua reunião do passado dia 8 de junho, a renovação do protocolo de colaboração que mantém há vários anos com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar nas áreas da cultura e do património.
O protocolo de colaboração tem como objeto a prossecução de iniciativas dirigidas ao desenvolvimento de investigação histórica, análise do património histórico, realização de atividades científicas e culturais, elaboração de estudos e ações de divulgação junto da comunidade científica e do público em geral, como é o caso da realização do 4º Seminário Internacional, a ocorrer em junho de 2019, uma iniciativa integrada no programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ onde será novamente colocada em evidência a importância e significado patrimonial e cultural do Mosteiro de S. Miguel de Refojos de Basto, às escalas regional, nacional, mas também europeia.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, no âmbito da defesa e valorização do Mosteiro de S. Miguel de Refojos mas não só, estabeleceu este protocolo com o intuito de consolidar a imagem da sua participação na História de Portugal que importa salvaguardar, assumir e rentabilizar social, cultural e turisticamente.

São objetivos desta cooperação a conjugação de experiências e meios através de uma articulação eficaz, tendo em vista a realização de serviços especializados de interesse comum, o estabelecimento de intercâmbios de informação e documentação, a execução conjunta de projetos de investigação, entre outros.

O Município de Cabeceiras de Basto, ao promover em conjunto com o CITCEM/FLUP a investigação, recolha e tratamento de informação sobre este importante património, possibilitará a edição de publicações, estudos e documentos que caracterizam a história concelhia nacional e internacional, assumindo um importante contributo para esses estudos.
Scroll