Cabeceiras de Basto celebra Dia do Trabalhador com Lavoura Tradicional
Concentração será no Campo do Seco junto ao Monumento ao Agricultor
30 de abril, 2018
Cabeceiras de Basto assinala amanhã, dia 1 de maio, o Dia do Trabalhador, com a realização de uma lavoura à moda antiga. Uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e pela Basto Vida com a colaboração da GNR que terá lugar na Quinta da Portela, nas imediações do centro da vila cabeceirense.
A Lavoura Tradicional tem concentração prevista, a partir das 8 horas da manhã, no Campo do Seco, junto ao Monumento ao Agricultor, altura em que será servido o ‘mata-bicho’. Pelas 8h45, ao som de cantares populares, os ‘lavradores’, de alfaias agrícolas em punho, rumam em cortejo para Quinta da Portela, local onde serão revividos e recriados os trabalhos de outrora, dando a conhecer aos mais novos a atividade rural dos nossos antepassados e simultaneamente, promovendo o intercâmbio intergeracional.
Oriundos das várias freguesias do concelho, os participantes vão desbravar a terra com o apoio de várias juntas de gado para o cultivo do milho.
A meio da manhã, será servido o pequeno-almoço composto por pataniscas, tremoços, azeitonas, figos e doces, seguindo-se a sementeira do milho para que em setembro, por altura das Festas de S. Miguel, possa ser desfolhado à moda do Minho.
No final da jornada será servido um almoço – igualmente tradicional - a todos os participantes, ao som da música popular proporcionada por vários grupos de concertinas que, à semelhança dos anos anteriores, será certamente mote para a entoação de modas e danças típicas, encerrando em clima de festa esta lavoura rica em usos e costumes, mas que o passar do tempo e o recurso às novas tecnologias vão caindo no esquecimento.