Cabeceiras de Basto orgulha-se dos seus atletas e relembra os seus feitos
Dia Internacional da Síndrome de Down
21 de março, 2018
No Dia Internacional da Síndrome de Down que se celebra hoje, 21 de março, queremos evidenciar o exemplo de dois jovens Cabeceirenses – Luís Gonçalves e João Machado – atletas síndrome de down do Clube Desportivo CERCIFAF que se têm destacado há já vários anos no panorama nacional e internacional na modalidade de atletismo.
Esta segunda-feira, dia 19 de março, ambos foram premiados na Gala de Troféus Desportivos ‘O Minhoto’, que decorreu no Centro de Estágios de Melgaço, com ‘Distinções Especiais – Campeões da Europa 2017’.
Luís e João participaram em outubro de 2017 no Campeonato ‘Eurupean Atlhetics Championships IAADE’ que decorreu em Vila Nova de Gaia, em representação da Seleção Portuguesa, onde alcançaram excelentes resultados.
Neste prova internacional, Luís Gonçalves conquistou duas medalhas de ouro (100m e 4x100m) e uma medalha de prata (200m) e João Machado conquistou três medalhas de ouro (lançamento do disco, lançamento do peso e 4x100m) e uma medalha de prata (salto em comprimento).
Com efeito, ao longo destes últimos anos, os atletas Cabeceirenses têm vindo a alcançar um patamar de destaque internacional, sagrando-se, por várias vezes, Campeões do Mundo e da Europa, feitos que muito orgulham o Cabeceirenses e que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto em diferentes momentos reconheceu, atribuindo-lhes Votos de Louvor e Medalhas de Mérito Público.
Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto relembra, uma vez mais, os feitos e sucesso destes jovens atletas síndrome de down que têm tido um percurso notável que orgulha os Cabeceirenses.
O esforço, a coragem e a vontade de vencer destes dois jovens são inspiradores para todos os cidadãos. Apesar das suas limitações têm conseguido ultrapassar barreiras e notabilizar-se no desporto, mais concretamente no atletismo, onde atingiram os lugares cimeiros.
São um exemplo e um verdadeiro orgulho para Cabeceiras de Basto e para os Cabeceirenses.