Conteúdo

Cabeceiras de Basto mostra-se no Porto

Concurso Literário Nacional e programa ‘Mosteiro de Emoções’ apresentados na Livraria Lello

19 de março, 2018
Cabeceiras de Basto mostra-se no Porto
A 12.ª edição do Concurso Literário Nacional - Conto Infantil de Cabeceiras de Basto foi apresentada ao público no passado sábado, dia 17 de março, nos Armazéns do Castelo / Livraria Lello, no Porto, iniciativa que integra o vasto programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’ que também foi devidamente apresentado à inúmera plateia que assistiu à iniciativa.
O evento contou com a presença das Mulheres de Bucos que mostraram a sua atividade, ao vivo, em torno da lã, bem como com a atuação do Quarteto Orpheu.
Estiveram também presentes vereadores, presidentes de Junta de Freguesia e demais autarcas, outros convidados e público em geral.

Depois do diretor da Livraria Lello, Dr. Manuel Sousa, falar da importância histórica da livraria e de dar as boas-vindas à comitiva da Câmara Municipal, às Mulheres de Bucos, ao Quarteto Orpheu e convidados, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto salientou, na sua intervenção, que “nos municípios, quotidianamente, assumimos três objetivos: garantir nos nossos territórios um ambiente saudável e sustentado, elemento base de qualidade de vida, que vai para além da plantação de árvores: - a qualidade da água que consumimos ou do ar que respiramos, são objetivos que exigem sólidos investimentos; assegurar a continuidade humana e, por isso, procuramos as melhores estratégias para que as nossas populações possam viver, crescer e fixar-se na nossa terra, garantindo a continuidade das comunidades e o desenvolvimento do território; e criar condições para que as ideias, os conhecimentos, os sentimentos, as emoções, as crenças e os valores possam ser livremente expressos e partilhados”.

É neste último objetivo que se enquadra o XII Concurso Literário Nacional – Conto Infantil de Cabeceiras de Basto que a Câmara Municipal lançou. “Queremos contribuir, à nossa medida e dimensão, para que de forma escrita e em género de conto se exprimam ideias, conhecimentos, sentimentos, emoções, crenças e valores”, explicou o autarca, sublinhando: “queremos que tenham como objetivo a infância, sendo certo, que escrever para crianças exige inteligência e mais sensibilidade, que porventura escrever para adultos”.

E acrescentou: “queremos, num tempo que é mais propício a consumidores que a criadores, desafiar a veia criativa de cada um e lembrar que no coração das Terras de Basto está um Mosteiro de Emoções que sonhamos ver como património cultural da humanidade, porque tem história de muitas gentes e de variadas formas culturais e patrimoniais”.
O edil terminou a sua alocução agradecendo à Livraria Lello a oportunidade que deu à Câmara Municipal de poder apresentar nas suas instalações este Concurso Literário e o programa ‘Mosteiro de Emoções’.

Coube à vereadora da Cultura, Dra. Carla Lousada, fazer o lançamento do XII Concurso Literário Nacional - Conto Infantil de Cabeceiras de Basto.

Destacando os objetivos deste concurso e as normas de participação, fazendo referência ao êxito das edições anteriores que já proporcionaram a publicação de duas coletâneas com os contos vencedores.

A vereadora da Cultura fez, ainda, um convite público à participação de todos aqueles que gostam da escrita e particularmente de contos para a infância, que não tenham ainda qualquer obra publicada, condição esta necessária à participação neste concurso.

Seguiu-se a apresentação de todo o programa cultural ‘Mosteiro de Emoções’, a cargo do Prof. João Abreu, programa que contém 23 atividades relacionadas com múltiplas manifestações artísticas, de exaltação do património mas, também, da tradição e da história. Trata-se de um vasto e rico programa cultural e de animação artística que pretendemos que dinamize o Município de Cabeceiras de Basto, colocando em evidência este bem de caráter excecional, imponente exemplar barroco, atraindo novos forasteiros.

Um programa cultural diversificado dirigido a vários públicos que se desenvolve em três eixos: Cultura/Artes Performativas; Gastronomia/Sabores; e Saúde e Bem-Estar até julho de 2019.
Scroll