Conteúdo

Câmara Municipal tomou conhecimento do Impacto Económico do Rally de Portugal no concelho

Aprovou também mais oito incentivos à natalidade

16 de novembro, 2017
Câmara Municipal tomou conhecimento do Impacto Económico do Rally de Portugal no concelho
O Executivo Municipal que reuniu no passado dia 10 de novembro tomou conhecimento do Estudo de Impacto Económico direto do WRC Vodafone Rally de Portugal 2017, que decorreu em maio último, na economia do concelho, que indica que este evento terá assegurado entre 1,3 e 1,5 milhões de euros de retorno económico direto em Cabeceiras de Basto.
Estudo foi elaborado pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve em colaboração com a Universidade do Minho.

De acordo com as conclusões do estudo, “o concelho de Cabeceiras de Basto tem no WRC Vodafone Rally de Portugal 2017 um instrumento estratégico de marketing turístico que concretiza o seu contributo ativo para a prossecução de quatro objetivos regionais: aumentar a atratividade do destino e elevar os seus níveis de notoriedade; harmonizar e consolidar transversalmente a qualidade da oferta; melhorar os indicadores do turismo e reduzir as assimetrias entre os destinos; estimular o espírito colaborativo entre os stakeholders para a adoção de uma abordagem alinhada ao nível do desenvolvimento e promoção do destino”.

“O WRC Vodafone Rally de Portugal possui um peso absoluto incontornável a nível nacional, potenciado e sustentado pela ligação que estabelece com os agentes locais e regionais ao nível da economia, do turismo e da identidade”, lê-se no mesmo documento.

Durante o período de antes da ordem do dia, o executivo cabeceirense tomou também conhecimento de alguns agradecimentos feitos à Câmara Municipal, designadamente da Unidade de Saúde Familiar O Basto do ACES Ave I – Terras de Basto pela colaboração prestada no âmbito das Jornadas de Hemocromatose que decorreram no nosso concelho; bem como do agradecimento da viúva e família do Sr. Mário Campilho pelo Voto de Pesar pelo falecimento do antigo presidente de Câmara e também pela edilidade ter decretado dois dias de Luto Municipal.

O executivo tomou também conhecimento do ofício do presidente da Assembleia Municipal a felicitar o executivo municipal pelo início de funções neste novo mandato, desejando os maiores sucessos e reiterando a sua “disponibilidade para uma cooperação que seja cada vez mais profícua em prol do bem comum”.

De entre outros assuntos, foi ainda dado conhecimento do relatório da atividade desenvolvida pela Câmara Municipal no mês de setembro.

Durante a reunião camarária do passado dia 10, a Câmara Municipal deliberou ratificar o despacho do presidente de aprovação de qualificação das empresas de construção de obras públicas para a empreitada de conservação e restauro da fachada principal, torres sineiras, incluindo sistemas de afastamento de aves da Igreja do Mosteiro de S. Miguel de Refojos.

Encontrando-se escolhidas as empresas com qualificação, estão agora reunidas as condições para a abertura do procedimento concursal para a execução de mais uma importante obra de beneficiação do ex-líbris do concelho cabeceirense – o Mosteiro de S. Miguel de Refojos.

O executivo municipal deliberou, ainda, por unanimidade, atribuir mais oito apoios à natalidade no montante global de 4 mil euros. Com este incentivo, a Câmara Municipal pretende promover estímulos específicos que conduzam, por um lado, ao aumento da natalidade e, por outro, à melhoria das condições de vida das famílias residentes no Município. De salientar que o incentivo à natalidade reveste a forma de atribuição de um apoio financeiro de 500 euros sempre que ocorra o nascimento ou a adoção de uma criança.

Das principais deliberações tomadas, destaque também para a aprovação, por unanimidade, do pedido de isenção de taxas da Fundação António Joaquim Gomes da Cunha para os seus utentes frequentarem a piscina municipal durante o ano letivo 2017/2018, designadamente 17 utentes do Centro de Atividades Ocupacionais e 14 utentes do Lar Residencial. A Câmara Municipal sensível às necessidades das populações especiais, já em reunião anterior, havia aprovado a isenção de taxas para sete alunos da Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, designadamente para a frequência de hidroterapia na piscina municipal.

No decurso desta reunião, os vereadores do IPC presentes – Dra. Laura Magalhães, Eng. Hélder Vaz e Dr. Marco Gomes – apresentaram diversos requerimentos aos quais a Câmara Municipal dará em tempo a resposta devida.
Scroll