Escola reabre segunda-feira 13 de novembro
Incidentes no Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos
10 de novembro, 2017
Tal como havia sido anunciado aos pais e encarregados de educação, o Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos reabre no próximo dia 13 de novembro estando garantidas todas as condições de segurança para que a atividade letiva decorra com toda a normalidade.
A Polícia Judiciária acaba de informar que, na sequência das investigações realizadas, deteve uma senhora que confessou a autoria dos incêndios que ocorreram em março e em setembro último, naquele estabelecimento de ensino.
Na verdade, a suspeita, agora detida, esteve a trabalhar no Centro Escolar Padre Dr. Joaquim Santos nos períodos em que ocorreram os incêndios, no âmbito de Programas do IEFP.
O facto da referida senhora ter sido, por razões de serviço e gestão de recursos humanos, colocada a trabalhar na Piscina do Arco de Baúlhe nos últimos dias, local onde ocorreram idênticos incidentes entre 28 e 31 de outubro, facilitou, de alguma forma, o trabalho da Polícia Judiciária que fez, naturalmente, a devida conexão permitindo assim descobrir as causas dos incêndios.
Os incêndios de setembro último obrigaram a encerrar a escola até à descoberta da verdade. Os relatórios técnicos elaborados na sequência das inspeções e vistorias realizadas para apuramento das causas davam como certo não haver qualquer relação dos incêndios com os sistemas elétricos e eletrotécnicos.
A Câmara Municipal em articulação e com a colaboração do Agrupamento de Escolas e da Associação de Pais fez ao longo deste período tudo o que era possível para minimizar os transtornos que a transferência das aulas de mais de 350 crianças do pré-escolar e alunos do 1º ciclo para outros estabelecimentos de ensino acarretaram.
A Câmara Municipal sublinha e agradece a excelente cooperação e a compreensão de toda a comunidade educativa designadamente professores, funcionários, pais e encarregados de educação.