Conteúdo

Novo Executivo Municipal reuniu sob a presidência de Francisco Alves

Primeira reunião marcada pela aprovação de Voto de Pesar pelo falecimento do antigo presidente da Câmara, Sr. Mário Campilho

23 de outubro, 2017
Novo Executivo Municipal reuniu sob a presidência de Francisco Alves
O novo Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto reuniu no dia 20 de outubro, pela primeira vez, no edifício dos Paços do Concelho sob a presidência de Francisco Alves, tendo estado presentes os vereadores do PS Mário Oliveira, Carla Lousada e Pedro Sousa e pelo Movimento IPC, Jorge Machado, Laura Magalhães e Marco Gomes.
Das principais deliberações tomadas, destaque para a aprovação de um Voto de Pesar pelo falecimento do antigo presidente da Câmara, Sr. Mário Campilho.

Casado e pai de dois filhos, Mário Campilho Gonçalves Pereira nasceu a 9 de dezembro de 1928 na freguesia de Refojos de Basto. Foi professor de Educação Física no Externato de S. Miguel de Refojos, ao longo de vinte anos, entre 1956 e 1976. Foi também funcionário da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Chefe dos Serviços Administrativos dos Serviços Federados da Região - organismo responsável pela produção, transporte e distribuição de energia elétrica – e, mais tarde, foi Chefe de Departamento da EDP.

Mário Campilho Gonçalves Pereira dedicou grande parte da sua vida à ação política, tendo desempenhado inúmeros cargos partidários no Partido Social Democrata. Mas foi como Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, cargo que exerceu durante 14 anos, entre 1980 e 1993, que a sua dedicação ao serviço público se distinguiu pela afirmação pública de valores e convicções próprias dos homens que promovem, lutam e defendem causas coletivas em que acreditam.

Em 31 de agosto de 2015, Mário Campilho foi homenageado pela Câmara Municipal com a atribuição da Medalha de Ouro de Cabeceiras de Basto, em sinal de reconhecimento e de gratidão pela ação meritória, notável e exemplar que desempenhou ao serviço de Cabeceiras de Basto, enquanto cidadão e autarca, e pelos serviços relevantes e distintos de carácter cívico e político que prestou ao concelho.

De referir, ainda, que o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, aquando da morte do antigo presidente da Câmara, ocorrida no dia 12 de outubro, havia decretado dois dias de luto municipal, tendo a bandeira do Município ficado a meia haste no edifício dos Paços do Concelho nesses dois dias de luto em sinal de reconhecimento e homenagem ao antigo presidente da Câmara.

Durante esta primeira reunião camarária após o ato eleitoral, o presidente da Câmara informou o Executivo Municipal da nomeação de Mário Oliveira como vice-presidente da Câmara e da designação de Carla Lousada como vereadora em regime de permanência.

Nesta primeira reunião, foi ainda aprovado por unanimidade o regimento do executivo, documento onde estão definidas as datas e as normas de funcionamento das reuniões da Câmara que se realizarão às segundas e quartas sextas-feiras de cada mês, às 9h30, sendo todas reuniões abertas ao público.

A Câmara delegou, por maioria, no seu Presidente as competências que a lei permite, tendo ainda aprovado, por unanimidade, a fixação de um vereador em regime de tempo inteiro, para além do que a lei já define para o Município de Cabeceiras de Basto.

Nesta reunião, o novo executivo municipal decidiu também nomear, com os votos contra do IPC, a presidente da Direção e o presidente do Conselho Fiscal da Basto Vida – Serviços de Ação Social e Cuidados de Saúde, Cooperativa de Interesse Público de Responsabilidade Limitada. Fátima Oliveira e Abílio Alves foram, respetivamente, reconduzidos no cargo de presidente da Direção e presidente do Conselho Fiscal. Saliente-se, ainda, que estes dois representantes do Município nos órgãos sociais da Basto Vida não auferem qualquer remuneração pelo exercício destes cargos.

A Câmara Municipal decidiu também, com os votos contra do IPC, designar os representantes do Município no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto. Uma decisão decorrente do início de funções de um novo executivo, bem como da lei que define que este órgão de direção deve integrar representantes do Município e que segundo o Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto cabe à Câmara designar três representantes neste órgão. O executivo municipal decidiu, assim, designar como representantes efetivos, Paula Gonçalves, Telmo Bértolo e Manuel Oliveira e como suplentes Maria José Alves e Luís Filipe Silva.

O executivo municipal aprovou, por unanimidade, a atribuição de mais quatro apoios à natalidade, no montante de 500 euros por cada criança.
Scroll