Conteúdo

Cabeceiras de Basto celebrou 20 anos de geminação com Neuville-sur-Saone

Banda Cabeceirense deslocou-se também a Neuville-sur-Saone para abrilhantar a celebração dos 20 anos de geminação.

31 de maio, 2017
Cabeceiras de Basto celebrou 20 anos de geminação com Neuville-sur-Saone
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, visitou no passado fim-de-semana, 27 e 28 de maio, a localidade de Neuville-sur-Saone por ocasião do 20º aniversário da geminação que Cabeceiras mantém com aquele município francês da região de Lyon.
Para além do presidente da Câmara, integraram a comitiva de Cabeceiras de Basto o presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, e o vereador Alfredo Magalhães. A Banda Cabeceirense deslocou-se, também, a Neuville-sur-Saone para abrilhantar a celebração dos 20 anos de geminação.

Philippe Cochet, deputado da Assembleia Nacional e Maire de Caluire et Cuire; o deputado Carlos Gonçalves; Maria de Fátima Mendes do Consulado Português e demais dirigentes associativos associaram-se também à comemoração dos 20 anos da geminação assinalada em Neuville. Nesta cerimónia esteve também presente o presidente de Câmara da localidade alemã Alpirsbach, terra com a qual Neuville está também geminada há 45 anos.

Para celebrar esta data, Francisco Alves e Valérie Glatard, presidente da Câmara de Neuville-sur-Saone, voltaram a reforçar os laços de amizade com a celebração de um novo protocolo tendo em vista o desenvolvimento de ações de cooperação e colaboração, designadamente no âmbito do intercâmbio de experiências culturais, sociais, turísticas e económicas; bem como no intercâmbio entre moradores e associações, garantindo a qualquer cidadãos a oportunidade de participar em iniciativas entre os dois municípios, no respeito pelas diferenças e num espírito de solidariedade.

Reforçar os laços de amizade e cooperação entre os dois municípios são, assim, os principais objetivos desta geminação firmada em agosto de 1997.

Na oportunidade, e depois de saudar todos os presentes, o presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto elogiou e deixou o seu reconhecimento público a Neuville-sur-Saone pelo acolhimento que deu aos Cabeceirenses que ali têm a sua segunda casa, recordando a decisão tomada há 20 anos que levou os autarcas de então – Eng. Joaquim Barreto e o Sr. Paul Lafly – a assinar um protocolo de cooperação e amizade, “geminação que significa uma amizade sólida, um relacionamento forte, uma união duradoura que importa continuar a reforçar”, disse Francisco Alves, sublinhando que é “necessário continuar a promover e a fortalecer os laços de amizade das populações de Cabeceiras de Basto e de Neuville-sur-Saone”.

De acordo com as palavras do autarca cabeceirense, “o desafio futuro da nossa geminação deverá centrar-se, para além dos demais cidadãos, nos jovens de ambos os Municípios, proporcionando a estes a possibilidade de os apoiar a participar em projetos comuns, através da convivência e da partilha como forma de estabelecerem ligações cada vez mais coesas”.

De salientar que, durante o passado fim de semana, a Banda Cabeceirense atuou para os naturais de Neuville-sur-Saone e de Cabeceiras de Basto que se encontram radicados naquela região de Lyon. A visita a Neuville ficou, ainda, marcada por um programa cultural que integrou a realização de um festival folclórico.
Scroll