Câmara Municipal atribui 187 mil euros às associações e coletividades
Bombeiros Cabeceirenses, Delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa e Fundação A. J. Gomes da Cunha entre as instituições que mais recebem
5 de maio, 2017
O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto aprovou, por unanimidade, na sua última reunião do passado dia 28 de abril, a atribuição de apoios financeiros a associações e instituições que desenvolvem atividades e iniciativas culturais, recreativas, desportivas, sociais, humanitárias, entre outras, no concelho de Cabeceiras de Basto.
Trata-se de uma verba global que ascende aos 101 mil euros, atribuída pela autarquia nesta reunião a 21 associações com o intuito de impulsionar o desenvolvimento das suas atividades, numa perspetiva de cooperação e parceria com o movimento associativo, cuja ação é crucial ao progresso do concelho.
De entre os apoios atribuídos, destaque para os subsídios aos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses (35.000 euros), à Delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa (22.500 euros) e à Fundação António Joaquim Gomes da Cunha (12.750 euros).
Relativamente à Fundação A. J. Gomes da Cunha, de referir que a Câmara Municipal deliberou, pela primeira vez este ano, cofinanciar em 12.750 euros o plano de transportes dos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO), desde a sua residência até à Fundação bem como o seu regresso a casa, um importante apoio às famílias e à própria Fundação, uma vez que a autarquia assume, através da celebração de um protoloco, um terço do custo global deste serviço.
No que se refere aos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e à Delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa, foram-lhes atribuídos subsídios nos montantes de 35.000 euros e de 22.500 euros, respetivamente, para a execução dos seus respetivos planos de desenvolvimento social a realizar no Município Cabeceirense.
De referir que o apoio atribuído em 2017 aos Bombeiros teve um acréscimo de 2.500 euros em relação ao ano de 2016.
Paralelamente foram aprovados outros apoios a associações para o desenvolvimento dos respetivos planos de desenvolvimento de atividades mas também para apoio a execução de obras como é o caso da ADIG - Associação para o Desenvolvimento dos Interesses de Gondiães, a quem foi destinada uma verba de 7.500 euros para a execução de diversas obras de reconstrução e ampliação da antiga Escola de Gondiães, sede da Associação.
No passado dia 30 de abril, no âmbito do Dia do Associativismo, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, teve oportunidade de entregar cheques a 25 associações e coletividades que compareceram à cerimónia para a qual foram convidadas todas as instituições beneficiárias de apoios deliberados nas últimas reuniões camarárias. Com efeito, para além dos 101 mil euros agora deliberados, a Câmara Municipal atribuiu em anterior reunião 86.300 euros a 16 outras coletividades, o que perfaz o montante global de 187.300 euros de apoio ao movimento associativo.
A Câmara Municipal atribui apoios às associações pelo trabalho que desenvolvem, reconhecendo, deste modo, que a cooperação e parcerias com estas coletividades são fator de desenvolvimento que este município tem privilegiado ao longo dos anos, uma vez que permitem um maior envolvimento das populações na concretização de iniciativas sociais, culturais, económicas, desportivas, humanitárias entre outas, promovendo a identidade, os valores, usos, costumes e tradições desta terra de Basto.