Conteúdo

Obras na Zona Fluvial da Ranha concluídas no final de maio

Requalificação fluvial, estabilização das margens, restauro da galeria ripícola e consequente reabilitação ecológica

3 de maio, 2017
Obras na Zona Fluvial da Ranha concluídas no final de maio
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, visitou ontem de manhã, 2 de maio, os trabalhos em curso na Zona Fluvial da Ranha, na freguesia de Abadim, obra que deve estar pronta no final deste mês de maio, possibilitando a fruição plena daquele espaço nos próximos meses de verão.
No final do ano de 2016 tiveram início as obras de renaturalização das margens do Rio Peio na área verde da Ranha, local vulgarmente conhecido pelos cabeceirenses como ‘Praia da Ranha’, obras que, de acordo com a memória descritiva do projeto, visam a requalificação fluvial, a estabilização das margens, o restauro da galeria ripícola e consequente reabilitação ecológica. As obras em curso preveem ainda a ordenação da circulação pedonal, a criação de estacionamento e colocação de iluminação.

A intervenção na Zona Fluvial da Ranha prevê, também, a instalação, na zona arborizada, de alguns equipamentos de lazer, tais como campo de voleibol de praia, mesa de ping pong e área de parque de merendas com cinco mesas e bancos. De salientar que as soluções escolhidas para esta obra recorrem principalmente à utilização de materiais inertes como madeira, pedra e fibras de coco, contemplando, ainda, a aplicação de material vegetal autóctone. Paralelamente será reabilitado o edifício de apoio – bar e balneários da zona da Ranha – e ainda trabalhos de manutenção, limpeza reboco e pintura da Ponte na ranha e muro de suporte da estrada nacional.

Esta obra que se encontra em avançado estado de concretização beneficia de um apoio financeiro da IBERDROLA, no âmbito das compensações previstas pela construção da Barragem de Daivões.
Scroll