Conteúdo

Centenas de crianças visitaram Exposição da Proteção Civil

Iniciativa contou com uma exposição de meios e demonstração de atividades

21 de abril, 2017
Centenas de crianças visitaram Exposição da Proteção Civil
A Câmara Municipal associou-se à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses, à Guarda Nacional Republicana, à Autoridade Nacional de Proteção Civil, ao Exército através do RC6 de Braga, aos Sapadores Florestais, à Delegação do Arco de Baúlhe da Cruz Vermelha Portuguesa e ao INEM na organização da Exposição da Proteção Civil que juntou dia 21 de abril, largas centenas de crianças e jovens mas também população em geral no Campo do Seco, em Cabeceiras de Basto.
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras Basto, Francisco Alves, marcou presença nesta iniciativa fazendo-se acompanhar dos vereadores, assim como do presidente da Junta da União de Freguesias de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos.

A iniciativa contou com uma exposição de meios e demonstração de atividades. Os Bombeiros Cabeceirenses estiveram presentes com todas as suas valências e realizaram um simulacro; a GNR esteve representada por militares e viaturas dos GIPS, Esquadra de Cavalaria, Pelotão de Intervenção Rápida (PIR), equipa de Inativação de Explosivos e equipa Cinotécnica, Posto Territorial, Brigada de Trânsito, e Secção de Programas Especiais da GNR de Guimarães; o Regimento de Cavalaria (RCC) Braga esteve representado por militares e um veículo de Guerra Pandur, tendo montado no recinto uma torre de escalada e um cabo de slide.
No Campo do Seco foi ainda instalado um Hospital de Campanha da Cruz Vermelha Portuguesa com ambulância e tripulação, onde marcaram também presença a Proteção Civil Municipal e a Polícia Municipal, os Sapadores Florestais, o Centro Distrital de Operações de Socorro - CDOS de Braga, a Autoridade Nacional de Proteção Civil – ANPC, o INEM, bem como uma embarcação do grupo de resgate e salvamento.

A exposição teve como principal objetivo sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a importância da Proteção Civil enquanto estrutura vocacionada para responder com eficácia nas situações de emergência de uma forma articulada com todos os agentes de proteção e socorro.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto associou-se a esta iniciativa ciente da importância que a Proteção Civil tem, não só para os cidadãos como também para os territórios.
Scroll