Conteúdo

Cabeceiras de Basto celebrou Dia Mundial do Teatro

CTCMCB comemora cinco anos de atividade

28 de março, 2017
Cabeceiras de Basto celebrou Dia Mundial do Teatro
No dia 27 de março, na Casa da Juventude, o Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto - CTCMCB, levou à cena a comédia “Como fazer cavacas e rosquilhos” para uma plateia que encheu por completo o auditório, neste dia de celebração mundial do Teatro. O momento serviu também para comemorar os cinco anos de atividade do Centro de Teatro.
Cinco anos de intenso trabalho que estão registados numa exposição inaugurada também ontem e que ficará patente ao público ao longo dos próximos meses na Casa da Juventude, edifício que apresenta, agora no seu exterior, duas grandes lonas de divulgação do CTCMCB.

O espetáculo da noite de ontem, uma divertida comédia, é uma produção própria e resulta da recolha das boas práticas do saber fazer junto de uma produtora de cavacas e rosquilhos da aldeia de Arosa, da freguesia de Cavez, localidade que tem longa tradição na produção destes doces regionais. De referir que esta peça foi representada já em todas as freguesias do concelho, no final do ano passado, no âmbito da iniciativa “DEZcentralizar” – teatro ao encontro da comunidade.

O Presidente da Câmara, Francisco Alves, acompanhado do Vereador Mário Leite, dos Presidentes de Junta de Refojos, Outeiro e Painzela, de Abadim, de Riodouro e Pedraça, e representantes da freguesia de Alvite e Passos e de Gondiães e Vilar de Cunhas, entre outros autarcas, esteve presente e, imediatamente antes do corte do bolo e do cântico dos Parabéns, destacou o excecional trabalho que este Centro de Teatro desenvolve em Cabeceiras de Basto promovendo a cultura com as pessoas e para as pessoas, garantindo que este projeto tem que continuar no futuro. Em nome do Centro de Teatro, Roberto Moreira, agradeceu todo o apoio que têm recebido, ao longo dos anos, da Câmara Municipal, dos Cabeceirenses em geral e de todos os que acreditaram e confiaram no grupo e no trabalho que realizaram, realizam hoje e vão continuar a realizar.

Terra batida, A Bruxa de Monte Córdova, Provisório, Ruralidades, Carolina e os cinco reinos, Para não dizer que não falei de flores, Um minuto para dizer que te amo, O Lobisomem, A Primeira Viagem, O Lourenço de Braga, entre tantas outras, foram as peças que ao longo destes cinco anos atraíram milhares de espectadores. Produzidas pelos três profissionais que integram o Centro, cada um dos espetáculos faz subir ao palco atores locais, desde as crianças, aos mais velhos, num verdadeiro projeto inclusivo, intergeracional, envolvente e comunitário que pretende ser impulsionador de um processo de transformação cultural da sociedade cabeceirense, abrangendo a comunidade e os seus agentes, ancorado ao Município de Cabeceiras de Basto.

Para além da representação, o CTCMCB participa em muitos outros projetos de que destacamos a produção do cortejo etnográfico anual, dinamiza diversas oficinas, promove intercâmbios com companhias nacionais e internacionais no âmbito das residências artísticas e colabora com as diferentes instituições concelhias públicas e privadas.
Scroll