Ações de fogo controlado realizam-se amanhã em Cabeceiras de Basto
Fogos realizam-se nas freguesias de Cabeceiras de Basto, Gondiães e Vilar de Cunhas
23 de fevereiro, 2017
Realizam-se amanhã, dia 24 de fevereiro, ações de fogo controlado no perímetro florestal do concelho de Cabeceiras de Basto, uma iniciativa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em parceria com a Câmara Municipal, através do seu GTF – Gabinete Técnico Florestal. A ação contará com a intervenção de quatro equipas de sapadores florestais do concelho, acompanhadas por quatro técnicos especializados nesta área.
Os fogos controlados realizam-se nas freguesias de Cabeceiras de Basto, Gondiães e Vilar de Cunhas.
Trata-se de uma iniciativa de prevenção e defesa da floresta que servirá, simultaneamente, de formação às equipas de sapadores florestais.
De referir que algumas destas ações são solicitadas pelos próprios pastores, tendo em vista quer a renovação de pastagens, quer a defesa dos povoamentos florestais.
As ações de fogo controlado são um método eficaz, rápido e de baixo custo, sobretudo no que toca à redução do perigo de incêndio, pelo que são iniciativas que vão ao encontro das expectativas e anseios dos baldios, do ICNF, da Autoridade Nacional de Proteção Civil e da própria Comissão de Defesa da Floresta concelhia.
O fogo controlado é, assim, uma importante ferramenta da silvicultura preventiva que consiste no uso do fogo sob condições, normas e procedimentos previamente definidos no Plano de Fogo Controlado.