Presidente da Câmara inaugurou exposição «No país do tamanco»
Profissão outrora importante na nossa região no Museu das Terras de Basto
24 de outubro, 2016
O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, inaugurou no sábado, dia 22 de outubro, a exposição ‘No país do tamanco’, mostra que retrata a antiga profissão de tamanqueiro e que pretende homenagear, em simultâneo, as figuras locais que se dedicaram a este ofício. A exposição está patente ao público no Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe do Museu das Terras de Basto.
Nesta sessão marcaram presença os vereadores, a presidente e secretário da Junta da União de Freguesias do Arco de Baúlhe e Vila Nune, o presidente do Conselho Fiscal da Basto Vida, entre outros convidados e público em geral. Destaque-se ainda a presença do tamanqueiro de Outeiro, José Alves Leite, um dos homenageados nesta exposição, assim como os seus familiares e amigos que não quiseram perder a oportunidade de o felicitar pela sua vida dedicada à tamancaria.
A comissária da exposição é a Professora Doutora Teresa Soeiro – Investigadora do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar ‘Cultura, Espaço e Memória’ que, na oportunidade, deu uma palestra sobre o tema retratado nesta exposição.
Sendo uma profissão outrora importante na nossa região pretende-se, através do seu estudo, dar a conhecer a história da tamancaria quer no nosso concelho quer no território envolvente.