Conteúdo

Ministro da Economia inaugurou 40ª edição da Agro Basto

Participam mais de uma centena de expositores provenientes da região e de todo o país

26 de setembro, 2016
Ministro da Economia inaugurou 40ª edição da Agro Basto
O Ministro da Economia, Dr. Manuel Caldeira Cabral, presidiu esta tarde, dia 24 de setembro, à abertura oficial da 40ª Exposição/Feira das Atividades Económicas de Basto – Agro Basto, um certame que decorre até ao dia 29 de setembro em Cabeceiras de Basto, integrado no âmbito da Feira e Festas de S. Miguel 2016. Acompanharam o Ministro nesta visita ao certame os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves e Eng. Joaquim Barreto, respetivamente.
Também os vereadores da Câmara Municipal, os presidentes das Juntas de Freguesia, bem como representantes das associações comerciais, culturais, sociais, recreativas e desportivas do concelho, entre outros convidados e público em geral.

Depois de saudar todos os presentes, o Ministro da Economia falou da importância de associar às Festas de S. Miguel a vertente económica, promovendo a economia e os produtos locais. “A feira deu um salto, afirmando-se hoje em toda esta região”, disse.

Na sua intervenção, Caldeira Cabral falou, ainda, de um conjunto vasto de medidas que está em discussão para a promoção e desenvolvimento do interior do país. “Um conjunto de medidas integrado, que pensa o desenvolvimento do interior como aspeto essencial do desenvolvimento do país”, sublinhou, realçando que “o Governo põe o desenvolvimento integrado e sustentável do país como prioridade”.

Por fim, desejou “bons negócios” a todos os expositores presentes na feira.

Na oportunidade e depois de cumprimentar e agradecer a presença do Ministro da Economia em Cabeceiras de Basto, o presidente da Câmara Municipal salientou que “a promoção do desenvolvimento passa também pela organização deste tipo de eventos nos quais os diferentes parceiros, os fornecedores/vendedores e os potenciais clientes e interessados podem estabelecer contactos imediatos mas, também, assegurar contactos futuros para a realização de negócios.

Francisco Alves destacou que a Câmara Municipal tem “mantido uma atenção permanente no sentido de criar condições para que os investidores possam concretizar aqui, em Cabeceiras de Basto, os seus negócios, os seus investimentos”. Para tal, mantém-se em funcionamento um Gabinete de Apoio ao Empresário que recebe todos os potenciais interessados em investir, informando-os ou encaminhando-os para os diferentes serviços no sentido de poderem conhecer oportunidades ou legislação, disponibilidade de apoio, etc.
“Isentamos de taxas a construção de edifícios que se destinam a atividade agrícola.

Sempre que os investimentos se mostrem importantes para o desenvolvimento de Cabeceiras de Basto, reconhecemos o interesse municipal dos mesmos para que os promotores possam vê-los valorizados em sede de candidaturas a fundos comunitários. Mantemos taxas de derrama mais baixas para empresas que tenham volume de negócios mais baixos. Criámos recentemente um apoio financeiro para a instalação e ou reinstalação de empresários nos setores agrícola, florestal ou agropecuário. Criámos apoio financeiro à produção pecuária. Vendemos lotes nas Zonas Industriais a preços reduzidos e oferecemos, ainda, desconto de 25% a jovens empresários até aos 35 anos de idade. Isentamos neste ano de 2016 a instalação de esplanadas nos espaços públicos para a dinamização da atividade hoteleira e de restauração. No âmbito das nossas atribuições e competências e num quadro de legalidade prestamos todo o apoio possível aos investidores que pretendam estabelecer-se em Cabeceiras de Basto”, enumerou o presidente da Câmara Municipal.

Afirmando que “não podemos substituir-nos aos empresários, mas podemos trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento”, Francisco Alves referiu que a Câmara Municipal tem “mantido parcerias importantes com as associações representativas dos comerciantes e industriais”.

A finalizar a sua intervenção, o presidente da Câmara desejou os maiores sucessos aos expositores desta 40ª edição da Agro Basto e a todos os visitantes que possam aproveitar o tempo e também divertir-se, já que associado ao evento existe um vasto programa de animação que valoriza a tradição e a cultura popular.

Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Eng. Joaquim Barreto deixou palavras de esperança e confiança no futuro, expressando a sua satisfação pela realização da 40ª edição da Agro Basto e salientando que os estímulos ao interior e às suas gentes são muito importantes não só para o desenvolvimento do território, como também para a fixação da população.

Realçando a proximidade do Ministro da Economia às terras do interior, Joaquim Barreto falou ainda das importantes medidas que são criadas a pensar na valorização dos produtos endógenos e que servem de incremento à economia local.

Note-se que a Agro Basto, além de um espaço de promoção de produtos autóctones, de uma mostra de artesanato, de uma exposição de equipamentos e materiais ligados a setores como a agricultura, a pecuária e a floresta, integra também um concurso pecuário e uma exposição de fauna.

Trata-se de um dos mais importantes eventos das Terras de Basto onde participam mais de uma centena de expositores, provenientes não só desta região mas de todo o país.
 
O Programa da Feira e Festas de S. Miguel encerra no dia 30 de setembro.
Scroll