Vereador Alfredo Magalhães presente no 1º de Maio em Neuville-sur-Saône
Comemorações dos 20 anos de geminação serão em 2017
5 de maio, 2016
Em representação da Câmara Municipal, o vereador Alfredo Magalhães deslocou-se a França para participar na Feira Anual do 1º de Maio em Neuville-sur-Saône, localidade com a qual o Município está geminado. O vereador foi recebido no dia 30 de abril nos Paços do Concelho pela maire de Neuville, Valérie Glatard, seguindo uma reunião de trabalho de preparação das comemorações dos 20 anos de geminação que se assinalam em 2017.
No final do dia, o vereador do Município Cabeceirense, a maire de Neuville, Valérie Glatard, e o presidente da Câmara de Alpirsbach, localidade alemã geminada com Neuville-sur-Saône há 40 anos, participaram também num jantar-convívio.
No dia 1 de maio, a comitiva de autarcas visitou o stand do Município de Cabeceiras de Basto na Feira do 1º de Maio em Neuville-sur-Saône, oportunidade para contactar com emigrantes cabeceirenses presentes nesta iniciativa.
Durante a tarde e à noite, no âmbito de geminação com Sury-le-Comtal, o vereador Alfredo Magalhães esteve na Associação Amicale des Portugais de Veauche, onde reuniu com o maire de Sury-le-Comtal, Yves Martin, com a presidente da Comissão de Geminação de Sury-le-Comtal, Ana Senra, uma cabeceirense com raízes em Bucos, bem como com o presidente da Associação Amicale des Portugais de Veauche e com o ex-presidente da Câmara de Sury-le-Comtal, Roger Damas, entre outros autarcas e convidados, designadamente o Jogo do Pau de Bucos.
A convite do Município de Sury-le-Comtal, o Jogo do Pau de Bucos, com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, deslocou-se àquela localidade francesa onde puderam realizar algumas demonstrações deste jogo tradicional.
No âmbito das comemorações do Dia da Europa, que estavam previstas para se realizarem em St. Galmier com a participação do Município de Sury-le-Comtal, o Jogo do Pau de Bucos atuou também na iniciativa de confraternização que decorreu em Veauche, localidade para onde a comitiva portuguesa se deslocou devido às más condições climatéricas.
A deslocação a França teve como principais objetivos promover as potencialidades socioculturais e económicas do nosso concelho, com destaque para os produtos locais, bem como consolidar os laços de amizade entre os povos irmanados, possibilitando também aos nossos emigrantes radicados naquelas localidades francesas ‘matar de saudades’ da sua terra natal.