Presidente da CCDR-N deu a conhecer Programa Operacional do Norte
Aos empresários e potenciais investidores em Cabeceiras de Basto
4 de maio, 2016
O presidente da CCDR-N – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e Gestor do Norte 2020, Prof. Doutor Emídio Gomes, esteve no dia 3 de maio, em Cabeceiras de Basto para apresentar o Programa Operacional Regional do Norte aos empresários e potenciais investidores, uma ação integrada no âmbito do Seminário ‘Portugal 2020 - Apoio às Empresas’ promovido pela Câmara Municipal e que decorreu na Casa do Povo do Arco de Baúlhe.
Na abertura do Seminário, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, cumprimentou a plateia e agradeceu a presença de todos, evidenciando a importância deste não só para os empresários do concelho Cabeceirense, como também para toda a região de Basto.
“Esta sessão com a presença do presidente da CCDR-N pode funcionar como alavanca para os nossos empresários”, disse Francisco Alves aos jornalistas, apelando aos empresários para apresentarem “candidaturas bem-feitas para não terem surpresas desagradáveis no final”.
Perante uma plateia atenta e interventiva, na qual participaram também responsáveis pelas associações empresariais locais, o Gestor do Norte 2020 começou por fazer uma abordagem à submissão de candidaturas, desde a entrada no portal à realização online das mesmas, evidenciando os critérios gerais de elegibilidade. O Prof. Emídio Gomes destacou, ainda, os sistemas de incentivos às empresas, cujas dotações financeiras podem chegar aos 3,4 mil milhões de euros para a região norte.
O Gestor do Norte 2020 falou da inovação empresarial e empreendedorismo, das respetivas regras de investimento e taxas de apoio, bem como da qualificação e internacionalização das PME (pequenas e médias empresas) e da investigação e desenvolvimento tecnológico, recomendando aos empresários uma clara definição dos objetivos de cada projeto e do realismo do mesmo, incentivando-os a apresentarem as suas ideias e projetos, uma vez que é ainda reduzido o número de candidaturas submetidas no que toca aos territórios de baixa densidade.
À margem do Seminário, num almoço que antecedeu a iniciativa e onde estiveram em cima da mesa os desafios e as oportunidades do Norte 2020, o presidente da CCDR-N disse que “o grande desafio da região é o emprego e a qualificação desse mesmo emprego”.
Proporcionar aos participantes um conhecimento mais aprofundado sobre o modelo de funcionamento do Novo Quadro Comunitário de Apoio e seus principais programas de incentivo ao investimento das empresas foram os objetivos deste Seminário que contou com a presença dos vereadores Dra. Isabel Coutinho, Alfredo Magalhães e Prof. Mário Leite, a presidente de Junta da União de Freguesias do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Dra. Carla Lousada, o secretário-executivo da CIM do Ave, Eng. Gabriel Pontes, o administrador-delegado da ADRAVE, Dr. Joaquim Lima, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Arq. Rui Alves, na qualidade de presidente da Probasto, o CEDRAC, as associações empresariais locais e empresários, entre outros autarcas daquela União de Freguesias, técnicos do Município, convidados e público em geral.
Na lógica da aproximação do Município aos empresários, foi criado o GAE - Gabinete de Apoio ao Empresário que tem como objetivos apoiar a modernização e expansão do tecido empresarial do concelho; disponibilizar ferramentas para potenciar negócios; facilitar a captação de investimento estratégico; sensibilizar e formar os interessados em melhorar a sua capacidade de gestão, assim como, a capacidade de resposta a eventuais oportunidades.
De salientar que no âmbito deste Seminário, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte visitou o edifício dos Paços do Concelho e o Mosteiro de S. Miguel de Refojos.