Mais de 800 alunos no Encontro Regional de Clubes da Floresta do Noroeste
Escolhida a temática «Todos nós somos responsáveis pela floresta»
2 de maio, 2016
Cabeceiras de Basto acolheu no dia 29 de abril, mais de 800 alunos a 3.ª edição do Encontro Regional de Clubes da Floresta do Noroeste que juntou mais de 25 clubes de escolas dos distritos de Braga, Porto e de Viana do Castelo. Numa organização conjunta do Município e do PROSEPE/Coordenação Distrital de Braga, a iniciativa teve como palco a Serra da Cabreira, onde crianças e jovens do 1º, 2º e 3º ciclos participaram em ações lúdico pedagógicas.
Destaque para os trilhos pedestres com provas e questionários e ainda jogos tradicionais a cargo da Associação Encanto Radical. Paralelamente assistiram às exposições/demonstrações levadas a efeito pela GNR, Bombeiros Voluntários Cabeceirenses e ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Na Casa do Tempo, os alunos do ensino pré-escolar e os alunos portadores de deficiência participaram em atividades educativas mais moderadas, visitando também o Centro de Educação Ambiental, entre outros espaços públicos.
Sob a temática ‘Todos nós somos responsáveis pela floresta’, este III Encontro Regional de Clubes da Floresta do Noroeste teve como principais objetivos criar laços afetivos com o ambiente e a floresta; sensibilizar para a prevenção dos incêndios florestais e da biodiversidade; proporcionar intercâmbios de experiências numa jornada pedagógica e cívica; desenvolver a orientação em itinerários pedestres; e ainda dar a conhecer aos participantes o Município de Cabeceiras de Basto nas vertentes turística, cultural e de lazer.
A sessão de encerramento que decorreu no Complexo Florestal da Veiga, na freguesia de Bucos, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, e do Coordenador Nacional do Prosepe, Prof. Doutor, Luciano Lourenço.
Estiveram também presentes os vereadores Dra. Isabel Coutinho e Prof. Mário Leite; o presidente da Junta de Freguesia de Bucos, Dr. José Brás; o coordenador Distrital de Braga do Prosepe, Dr. Jorge Lage; a Dra. Isabel Esteves em representação da DGESTE; a diretora do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, Dra. Céu Caridade; o Eng. Henrique Reis, gestor do Perímetro Florestal da Serra da Cabreira; o Eng. Luís Freitas, responsável pelo Gabinete Técnico-Florestal de Cabeceiras de Basto; o representante do Comandante Territorial de Braga da GNR, Capitão Fortes; o vereador da Câmara Municipal de Braga, Eng. Altino Bessa; e Francisco Correia em representação da Fundação António Joaquim Gomes da Cunha.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal agradeceu a participação de todos e o empenho da organização nesta iniciativa, reforçando a importância da floresta no nosso dia-a-dia, bem como a sua preservação. Francisco Alves falou, ainda, do valor que o Município de Cabeceiras de Basto dá à floresta, desafiando os jovens a protege-la.
Na sua intervenção, o Coordenador Nacional do Prosepe, Prof. Doutor, Luciano Lourenço, colocou em evidência o projeto educativo de sensibilização para a floresta, desejando que os clubes da floresta “permaneçam com as raízes bem agarradas ao chão” e que os alunos sejam “os olhos que a floresta não tem”.
Depois da atuação da Escola de Bombos do Externato de Nossa senhora das Graças e da encenação teatral dos alunos do Clube da Floresta do ATL do Centro Social e Cultural de Bairro, Vila Nova de Famalicão, foi cantado o Hino de Cabeceiras de Basto pelos alunos e professores dos Clubes da Floresta de Cabeceiras de Basto. A iniciativa contou, ainda, com uma demonstração de zumba protagonizada por Mélanie Magalhães.
No final foram entregues os certificados de participação e prémios aos clubes da floresta participantes.