Iniciativas culturais, religiosas, lúdicas e recreativas marcam fim de semana
Tertúlia, Torneio de Natação, Procissão dos Passos e Concerto de Primavera
21 de março, 2016
O presidente Francisco Alves moderou, na sexta-feira 18 de março, na Casa do Tempo, a tertúlia ‘Professora Filomena Mesquita - Quando se abraça a profissão como Vida e Missão’, uma iniciativa com oradores a neta Eugénia Jesus Basto e os antigos alunos Francisco Fraga, Francisco Campilho e Elvira Vieira. A tertúlia contou com a presença do presidente da Junta da União de Freguesias de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos.
Durante a sessão foi lembrada esta figura ilustre do panorama educativo de Cabeceiras de Basto - Filomena Mesquita - que deixou o ensino apenas aos 85 anos, depois de mais de 65 anos a lecionar, ensinando as primeiras letras e contas às crianças.
Depois da neta, Eugénia Jesus Basto, partilhar com a plateia algumas curiosidades acerca da vida pessoal e profissional da Professora Filomena Mesquita, os antigos alunos da Professora Filomena Mesquita, Francisco Fraga, Francisco Campilho e Elvira Vieira, deram também o seu testemunho, partilhando com os presentes vários episódios que guardam na memória do tempo de escola em que a figura principal foi a Professora Filomena Mesquita.
Todos lhe reconheceram o rigor, a exigência e o profissionalismo com que desempenhou as suas funções sem esquecer “o carinho que tinha por todos os seus alunos”, lembraram. “O Ensino era a alma da avó”, destacou a neta Eugénia Jesus Basto.
No início da tertúlia, foi apresentado um vídeo em jeito de homenagem à Professora Filomena Mesquita, com fotografias antigas, na qual sobressaíam as próprias palavras da professora: “Para além da morte… a Vida, para além da terra… o Céu, pela morte hei de ser vencida, agradeço a vida que Deus me deu!”
No final, o presidente da Câmara agradeceu a presença de todos, bem como os seus testemunhos enquanto alunos da Professora Filomena Mesquita, ela que foi “um exemplo” de dedicação à educação, uma personalidade simples de reconhecido valor, que dedicou toda a sua vida a ensinar as crianças, tendo contribuído para a educação e formação cívica de várias gerações de cabeceirenses.
Torneio de Natação
No sábado de manhã, dia 19 de março, a Câmara Municipal promoveu o primeiro Torneio de Natação, uma iniciativa que juntou dezenas de miúdos e graúdos nas Piscinas Municipais de Refojos e do Arco de Baúlhe, num clima de grande diversão e festa.
A vereadora do Desporto, Dra. Isabel Coutinho, marcou presença no evento, enalteceu o envolvimento de todos e entregou lembranças aos participantes.
Esta iniciativa teve como objetivos, promover as atividades das Piscinas Municipais, assim como proporcionar momentos de convívio entre todos os utentes, familiares e professores.
Procissão dos Passos na Freguesia de Cabeceiras de Basto
A convite da Paróquia de S. Nicolau e da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, e o vereador Alfredo Magalhães estiveram presentes na majestosa Procissão dos Passos que se realizou ontem à tarde, dia 20 de março, naquela freguesia. A procissão que foi abrilhantada pela Banda Cabeceirense contou, ainda, com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto, José Carlos Rebelo, e dos restantes membros da Junta e da Assembleia de Freguesia. Centenas de devotos associaram-se a esta celebração religiosa.
Concerto de Primavera
Ontem à noite, 20 de março, a Banda Cabeceirense realizou um ‘Concerto de Primavera’ no Mercado Municipal, uma iniciativa na qual marcaram presença o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, os vereadores Alfredo Magalhães e Prof. Mário Leite, bem como o presidente da Junta da União de Freguesias de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos, e o presidente da Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto, José Carlos Rebelo.
O concerto, que foi muito participado, contou com a interpretação de dez peças.
No arranque da estação marcada pelo desabrochar das flores e pelo encanto das cores e da alegria, a Banda Cabeceirense pretendeu começar a Primavera de forma especial, partilhando a melhor música com os seus sócios e amigos e com a população cabeceirense em geral