Ciclo de Tertúlias lembra Professora Filomena Mesquita
Figura de referência no panorama educativo do concelho será relembrada
17 de março, 2016
No âmbito do Ciclo de Tertúlias que tem vindo a ser promovido pela Casa do Tempo, realiza-se amanhã, dia 18 de março, mais uma sessão, desta feita subjugada ao tema ‘Professora Filomena Mesquita - Quando se abraça a profissão como Vida e Missão’. A tertúlia está agendada para as 21h30 no auditório da Casa do Tempo em Cabeceiras de Basto.
Os oradores convidados são Eugénia Jesus Basto (familiar), Francisco Fraga (antigo aluno), Francisco Campilho (antigo aluno) e Elvira Vieira (antiga aluna).
Com a realização desta iniciativa, o ciclo de tertúlias volta a lembrar uma figura de referência no panorama educativo do nosso concelho, personalidade esta que a Câmara Municipal homenageou em 2013 com a atribuição do seu nome a um dos Centros Escolares da vila de Cabeceiras de Basto.
Filomena Leite Machado Mesquita nasceu a 27 de fevereiro de 1912, no lugar de Chacim, freguesia de Refojos, deste concelho de Cabeceiras de Basto. Filha e neta de professores, Filomena Mesquita cedo começou a ensinar as primeiras letras e contas às crianças. Iniciou a docência, em 1931, com dezanove anos de idade, como regente escolar e terminou, em 1961, a sua carreira de trinta anos na escola pública, ingressando a partir deste ano no ensino privado.
A Prof. Filomena Mesquita trabalhou depois durante 36 anos no Colégio de S. Miguel de Refojos, tendo abandonado o ensino apenas em 1997, com 85 anos. Faleceu em fevereiro de 1998. Esta professora do ensino básico, personalidade simples de reconhecido valor, dedicou toda a sua vida a ensinar crianças, tendo contribuído para a educação e formação cívica de várias gerações de cabeceirenses.
A Câmara Municipal espera ter uma sala cheia de Cabeceirenses e outras personalidades.