Câmara Municipal apoia reconstrução da antiga escola de Gondiães
Deliberações da Reunião de Câmara de 11 de março 2016
14 de março, 2016
O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto, sob a presidência de Francisco Alves, aprovou por unanimidade na última reunião camarária, realizada no dia 11 de março, a atribuição de um apoio financeiro, no montante de 15 mil euros, à ADIG – Associação para o Desenvolvimento dos Interesses de Gondiães para a reconstrução e beneficiação da antiga escola que serve de apoio à realização de iniciativas, muito particularmente a Festa das Papas.
De referir que o edifício que a ADIG está a recuperar além de um ponto de encontro entre os habitantes do lugar de Gondiães é também o local onde se irá confecionar as papas e cozer o pão para a Festa das Papas em honra de S. Sebastião, romaria realizada de forma alternada, em anos ímpares no Samão e em anos pares em Gondiães.
Pela sua originalidade e sobretudo pelo seu ritual próprio, a Festa das Papas representa uma das manifestações culturais e religiosas mais puras e tradicionais do concelho de Cabeceiras de Basto que importa manter e preservar, daí a importância da criação de um espaço próprio para a sua dinamização.
Também por unanimidade foi ratificada a prestação de serviços para o ‘Levantamento, avaliação e projeto de hidráulica da Ribeira de Penoutas na área de influência sobre o Mosteiro de S. Miguel de Refojos’ com o objetivo de baixar o nível freático da área de implantação da Igreja, assim como os níveis de infiltrações.
Os trabalhos destinam-se a servir de base à preparação de procedimento para a adjudicação de obra com o objetivo de limpar, desassorear e recuperar secções do canal da ribeira onde seja eventualmente necessário. Destinam-se, ainda, ao conhecimento mais concreto do funcionamento hidráulico do canal de Penoutas na área que afeta o Mosteiro.
A Câmara Municipal tem vindo a investir desde há largos anos na conservação e restauro do Mosteiro, sendo seu objetivo continuar a trabalhar no sentido de defender o Património e valorizar este Mosteiro que queremos ver inscrito na Lista Indicativa do Património Cultural da Humanidade da UNESCO.
Nesta reunião foram, ainda, aprovados vários contratos-programa com associações locais para a dinamização de diversos equipamentos desportivos, tendo em vista o desenvolvimento da prática desportiva em diferentes modalidades, atividades radicais, entre outras. A Câmara Municipal valoriza especialmente as parcerias com o movimento associativo, certa de que todos os agentes são importantes na prossecussão do desenvolvimento local.
De referir que a proposta do presidente da Câmara para a designação dos representantes do Município no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto não foi aprovada, tendo obtido três votos a favor e três votos contra, um assunto que voltará a ser discutido na próxima reunião do executivo camarário.
Para além de apoios às associações, designadamente ao nível da cedência de transporte gratuito, a Câmara Municipal, no âmbito da Concessão de Apoios a Estratos Sociais Desfavorecidos, aprovou vários pedidos de redução e isenção de taxas de utilização de equipamentos públicos, bem como a isenção de taxas na ligação de água a um munícipe com carências económicas comprovadas.
Entre outros assuntos relacionados com a administração municipal, o Executivo Cabeceirense aprovou diversos pareceres prévios para a contratação de prestação de serviços.