Conteúdo

Câmara aprova Voto de Louvor a Hélder Miranda e Rui Teixeira

Deliberações da Reunião de Câmara de 26 de fevereiro de 2016

26 de fevereiro, 2016
Mosteiro de S. Miguel de Refojos
O Executivo Municipal, sob a presidência de Francisco Alves, aprovou por unanimidade, dia 26 de fevereiro, em reunião camarária, um Voto de Louvor, Congratulação e Regozijo à dupla de cabeceirenses Hélder Gonçalves Miranda (piloto) e Rui Miguel Pacheco Teixeira (navegador) que se sagrou em 2015, campeã regional FPAK Norte com um um Seat Ibiza, ao vencer o Rali Serras de Fafe e o Rali de Amarante/Baião e um 2.º lugar no Rali Cidade de Guimarães.
O piloto Hélder Miranda, de 35 anos de idade, e o seu navegador Rui Teixeira, de 30, ambos naturais de Refojos de Basto, demonstraram, apesar das dificuldades e dos elevados custos na preparação e manutenção do carro de competição, uma apaixonada dedicação pelo desporto automóvel com resultados francamente positivos, motivos que levaram a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto a aprovar um voto de louvor, congratulação e regozijo ao piloto e navegador pelo êxito conseguido ao sagrarem-se campeões regionais FPAK Norte, na classe X2, no ano de 2015, feito que contribuiu para reforçar o prestígio e a imagem de Cabeceiras de Basto.

Tendo em vista a integração do Museu das Terras de Basto na Rede Portuguesa de Museus, o executivo municipal aprovou por unanimidade a abertura de procedimentos para a elaboração do Regulamento Interno do Museu das Terras de Basto; do Regulamento de Política de Incorporação do Museu das Terras de Basto; bem como das Normas e Procedimentos de Conservação Preventiva do Museu, documentos necessários à credenciação do Museu das Terras de Basto naquela Rede. Para o efeito, foi fixado o prazo de dez dias para a constituição de interessados e para a apresentação de contributos para a elaboração dos referidos projetos de regulamento.

De salientar que o Museu das Terras de Basto foi inaugurado em 23 de maio de 2004, sendo hoje composto por três núcleos museológicos – o Núcleo Ferroviário do Arco de Baúlhe, o Núcleo de Arte Sacra e a Casa da Lã.

São objetivos do Museu inventariar, estudar, conservar o acervo à sua guarda, preservar e valorizar o património cultural material e imaterial do concelho de Cabeceiras de Basto, expor e divulgar as coleções com fins científicos, educativos e lúdicos, procurando chegar a diversificado tipo de público.

Nesta reunião foi analisada a proposta dos vereadores do Grupo Independentes por Cabeceiras para “livrar as Escolas de Cabeceiras de Basto do amianto”, tendo em vista “eliminar situações de perigo para a saúde dos alunos e adultos”, lê-se no documento.
A Câmara Municipal deliberou aprovar a presente proposta tendo, na oportunidade, sido referido que o levantamento já se encontra em elaboração e que a Câmara Municipal tudo fez junto da CIM do Ave para candidatar as intervenções necessárias à substituição do amianto mas que, infelizmente, não foi contemplada, nesta fase, com qualquer apoio financeiro. Espera-se que eventualmente através de outros programas se possa obter o financiamento para estas obras.

Foi também aprovada por unanimidade nesta reunião a abertura de concursos para a elaboração de projetos que visam o restauro das coberturas do Mosteiro, bem como a resolução de patologias da fachada principal da Igreja e das torres sineiras, projetos que têm em vista a preparação das candidaturas a fundos comunitários.

A Câmara Municipal tem vindo a investir na conservação e restauro do Mosteiro, designadamente, no órgão de tubos, coro alto, telhados, claustros, núcleo museológico de arte sacra na antiga sacristia, entre muitas outras intervenções, sendo seu objetivo continuar a trabalhar no sentido de defender o Património e valorizar este Mosteiro que queremos ver inscrito na Lista Indicativa do Património Cultural da Humanidade da UNESCO.
Scroll