Conteúdo

Mau tempo provoca graves danos em Cabeceiras de Basto

Proteção Civil, brigadas municipais e Bombeiros mantêm-se no terreno

15 de fevereiro, 2016
Mau tempo provoca graves danos em Cabeceiras de Basto
O concelho de Cabeceiras de Basto continua a ser fustigado por chuvas intensas e ventos fortes que desde a noite da passada quinta-feira têm provocado inúmeras situações de risco a que a Câmara Municipal, através das suas brigadas e da Proteção Civil, com o apoio dos Bombeiros Cabeceirenses, tem acorrido no sentido de resolver ou minimizar, no imediato, as consequências destas intempéries.
O dia de sábado, 13 de fevereiro, foi particularmente crítico, tendo sido necessário manter em permanência aquelas equipas no terreno para acorrerem às situações de remoção de pedras e terras da via pública em consequência de desmoronamentos, bem como à desobstrução de aquedutos, sarjetas e levadas.

Devido a um desmoronamento de terras, a estrada entre Passos e Várzea Cova mantém-se cortada ao trânsito, assim como Rua de Santa Senhorinha, junto à Igreja, na freguesia de Basto, na sequência da subida do caudal do rio. O desabamento de terras está, também, a condicionar o trânsito em Água Redonda, na ER 311, estrada que liga Fafe a Cabeceiras de Basto, cujos trabalhos de remoção de terras e pedras continuam desde manhã.

As brigadas municipais acorreram também esta manhã a uma nova situação de deslizamento de terras para a estrada entre Petimão e Passos, na freguesia de Alvite e Passos, trabalhos estes ainda em curso.

O presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, e os presidentes das Juntas de Freguesia estiveram no terreno a acompanhar os trabalhos.

Os fortes caudais das ribeiras e dos rios têm provocado algumas cheias e as derrocadas e deslizamentos de terras têm dificultado a circulação nalgumas estradas e caminhos municipais, pelo que as brigadas de proteção civil continuam a acudir às necessidades mais urgentes com o intuito de minorar, sobretudo, as más condições de circulação de veículos e pessoas.

A forte pluviosidade provocou deslizamentos de terras um pouco por todo o concelho, de que são exemplo a EN 205, no Lugar Devesa, freguesia de Basto; na Portela de Alvite e na estrada entre Alvite e a Portela do Couto, freguesia de Alvite e Passos; e também em Teixugueiras, freguesia de Riodouro.

A Proteção Civil e as Brigadas Municipais continuam no terreno a desobstruir caminhos e estradas e a sinalizar as situações de risco.

A Câmara Municipal recomenda as maiores precauções principalmente se circula de carro pelas estradas e caminhos do concelho e solicita a melhor compreensão para algum constrangimento que possa ocorrer com o desenrolar dos trabalhos para solucionar problemas, prejuízos e estrados causados pela força da natureza.
Scroll