Concluído arranjo paisagístico da Rotunda de Barbeito
Localização assume uma posição de átrio de boas vindas a quem chega à vila
23 de dezembro, 2015
Ficou hoje concluído o arranjo paisagístico da Rotunda de Barbeito, uma obra que o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, visitou ao final desta manhã, dia 23 de dezembro. Nesta visita marcaram também presença os vereadores e técnicos do Município, o presidente da Junta da União de Freguesias de Refojos, Outeiro e Painzela, bem como o empreiteiro da obra.
A Rotunda de Barbeito que serve de ponto de interseção da Avenida D. Manuel I com a Variante entre Lameiros e Barbeito, pela sua localização, assume uma posição de átrio de boas vindas a quem chega à vila, desde o nó de saída da autoestrada A7.
A rotunda surge na sequência do planeamento de requalificação e enquadramento paisagístico das variantes de Lameiros e de Lamas, nas ligações à Sobreira e à Avenida Capitães de Abril.
Esta localização exigia uma demonstração do melhor que a nossa terra pode oferecer, e por isso a proposta de desenho visa facilitar a exposição de elementos que permitam a publicidade a diferentes eventos e manifestações culturais que se realizem em Cabeceiras de Basto, pela introdução de uma plataforma nivelada com pavimento de cubo de granito, onde os elementos de exposição e publicidade podem ser expostos.
Junto a esta plataforma, e por forma a criar uma divisão com o resto do espaço, introduziu-se um murete em alvenaria de granito que além desta função, proporciona ainda suporte à terra colocada no lado oposto, sobre a qual foram depositados dois tipos de materiais para cobertura de solo, um inerte – lascas de xisto preto - e outro vegetal – uma cobertura de juníperos.
Como forma de romper com a horizontalidade do espaço, bem como de evidenciar a função de expositor e mostrador do dinamismo do concelho, surgiu a colocação de um elemento em aço Cor-ten com o recorte do logótipo do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, em concordância com o utilizado na Candidatura do Nosso Mosteiro à Lista Indicativa a Património da Humanidade da UNESCO, revelando assim uma articulação entre os objetivos propostos pela Câmara Municipal, promovendo conjuntamente as várias vertentes de intervenção.
Em complemento do elemento vertical referido, foi associada uma oliveira, reforçando a ideia de que a junção destes elementos tem como base a ligação entre a Terra, o Mosteiro, a Agricultura e a Cultura Popular do nosso concelho.
Este arranjo da autoria do arquiteto paisagísta, Pedro Barroso, estagiário nesta Câmara Municipal, visa, no fundo, associar a forma à já presente função desempenhada pela rotunda em termos viários, pela harmonia presente entre os elementos, proporcionando uma nova perspetiva sobre o espaço.
Por último, de referir que na conceção deste arranjo esteve presente a necessidade de optar por soluções de reduzida manutenção.