Câmara Municipal prepara instrumentos para incrementar economia local
Iniciativas têm em vista o incremento da economia e criação de emprego
13 de novembro, 2015
Decorre até ao próximo dia 18 de novembro, o prazo para a constituição de interessados e apresentação de contributos no âmbito da elaboração do regulamento de Projetos e Iniciativas Empresariais de Relevante Interesse Municipal (PIERIM) de Cabeceiras de Basto, transversal aos setores do turismo, agricultura, indústria, comércio e serviços.
A melhoria da qualidade de vida das populações está intimamente ligada ao desenvolvimento económico do Município, pelo que se torna imprescindível incentivar o investimento empresarial, tornando-o cada vez mais atrativo a potenciais investidores.
O objetivo passa, assim, pela captação de investimentos de relevo para o desenvolvimento sustentado, investimentos esses que devem promover a criação de novos postos de trabalho, esta que é uma das principais preocupações do Executivo Municipal Cabeceirense.
Os interessados neste procedimento poderão apresentar os seus contributos remetendo-os aos Serviços de Desenvolvimento Económico da Divisão Administrativa e Financeira, através do site da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.
Tendo, também, em vista o incremento da economia, a Câmara Municipal pretende elaborar no próximo ano um Plano Estratégico Municipal para o Desenvolvimento Económico que terá como objetivos a dinamização de iniciativas de promoção dos recursos, potencialidades e produtos existentes no concelho de Cabeceiras de Basto, promoção esta que servirá também de fomento aos setores da agricultura, agropecuária e floresta, assim como do turismo e da indústria.
Com efeito, o Plano Estratégico Municipal para o Desenvolvimento Económico permitirá, ao mesmo tempo que se promove o território, tirar o máximo partido das infraestruturas existentes, de que são exemplo a Pista de Pesca Desportiva, a Ecopista, o Museu das Terras de Basto, entre outros. Pretende-se, assim, potenciar o património edificado de que é expoente máximo o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, bem como o património natural do nosso concelho, designadamente a Serra da Cabreira, uma vez que 2/3 do território do Município integram o perímetro desta serra.
A par destes investimentos e tendo em vista a fixação de empresas e consequentemente a criação de postos de trabalho, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto continuará, no próximo ano, a dar particular atenção à infraestruturação e arranjo urbanístico das zonas industriais, melhorando significativamente a sua imagem e tornando-as mais atrativas e funcionais, com o objetivo de atrair novos investidores.
Para além dos importantes e significativos apoios às famílias, já em vigor ou em fase de implementação, que se revestem de grande alcance e importância social e que representam ganhos efetivos para os Cabeceirenses, a Câmara Municipal pretende também melhorar as condições para a implementação de indústrias.
Por isso e com o intuito de adequar as zonas industriais às necessidades e legislação atuais, permitindo-lhe outras funcionalidades, a Câmara Municipal concluirá em 2016 a alteração ao Plano Diretor Municipal, o que exigirá uma reformulação dos regulamentos, bem como das condições gerais de venda para que outros investidores possam instalar-se nos lotes que ainda não se encontram alienados.
Note-se que o concelho de Cabeceiras de Basto dispõe de seis zonas industriais, designadamente a Zona Industrial do Arco de Baúlhe, Zona Industrial de Cabeceiras de Basto, Zona Industrial de Cavez, Zona Industrial de Lameiros (Refojos), Zona Industrial da Ranha (Abadim) e Zona Industrial de Vila Nune – localizadas em pontos estratégicos e dotadas de boas acessibilidades com o objetivo de gerar importantes dinâmicas empresariais.
Neste momento, os investidores interessados têm ao seu dispor lotes à venda nas zonas industriais de Cabeceiras de Basto, Lameiros (Refojos) e Vila Nune.