Vencedores do Concurso Literário receberam prémios
O 1º prémio foi atribuído ao trabalho intitulado "Uma história às avessas" de Diana Piedade Bento Venda
26 de outubro, 2015
A vice-presidente da Câmara e também vereadora da Cultura, Dra. Isabel Coutinho, presidiu, no passado sábado, dia 24 de outubro, à cerimónia de entrega dos prémios do 10º Concurso Literário Nacional – Conto Infantil que decorreu na Biblioteca Dr. António Teixeira de Carvalho, Arco de Baúlhe. Nesta iniciativa marcaram também presença o vereador Prof. Mário Leite, bem como a presidente da União de Freguesias de Arco de Baúlhe e Vila Nune, Dra. Carla Lousada, entre outros convidados.
Na oportunidade, a vice-presidente da Câmara, depois de cumprimentar todos os presentes, falou da importância das iniciativas culturais que são mobilizadores de numeroso público.
Realçando o talento dos concorrentes do 10º Concurso Literário Nacional – Conto Infantil, Isabel Coutinho deixou palavras de estímulo aos participantes no concurso, destacando os seus objetivos de criar e consolidar hábitos de leitura e de escrita, promover a escrita criativa, valorizar a expressão literária, divulgar autores portugueses e aspetos relativos à cultura literária e ainda valorizar a cultura Cabeceirense.
Dos 14 candidatos de diferentes regiões do país que se apresentaram ao Concurso Literário Nacional – Conto Infantil, o júri – composto por Francisco Duarte Mangas, Albino Barroso da Silva e Rui Festa – decidiu, unanimemente, entregar o 1º prémio deste concurso ao trabalho intitulado ‘Uma história às avessas’, assinado com o pseudónimo de Cristina Gerúndio, correspondente à concorrente Diana Piedade Bento Venda, de Porto de Mós; o 2º prémio foi atribuído ao trabalho ‘A bruxa Cartuxa’, assinado com o pseudónimo de Laura Dimas, correspondente à concorrente Marta Natália Silva Moita, de Alcanena; enquanto o 3º prémio foi entregue à obra ‘A rainha da noite’, assinada com o pseudónimo de Álvaro Milhazes, correspondente ao concorrente José Manuel da Conceição Baptista, de Alvaiázere.
De acordo com o regulamento do concurso, aos três primeiros classificados foram atribuídos prémios no valor de 500 euros, 300 euros e 200 euros, respetivamente.
O júri deste concurso, neste ato representado por Albino Barroso da Silva, cumprimentou os autores premiados e estendeu o seu reconhecimento a todos os concorrentes que, à medida das suas capacidades e talentos pessoais, cultivaram a arte do conto infantil e contribuíram para o sucesso e brilho de mais uma edição deste concurso literário de âmbito nacional. Agradeceu também à autarquia que, através desta iniciativa, “promove a literatura e investe nas gerações futuras”.
Satisfeito pela qualidade literária e originalidade dos trabalhos vencedores, Albino Barroso da Silva deixou um apelo a todos os participantes: “nunca desistam pois a língua portuguesa a todos agradece”.