Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto tem novo presidente
Catarina Alves Ramos eleita por unanimidade
7 de outubro, 2015
Realizou-se ontem, dia 6 de outubro, nas instalações dos Serviços Municipais de Ação Social e Saúde, a reunião da Comissão Alargada da CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto, sessão durante a qual Francisco Alves deixou a presidência daquela comissão, cargo que ocupava desde 2012, mantendo-se, contudo, na Comissão Alargada em representação da Câmara Municipal.
Durante esta reunião, foi eleita, por unanimidade, para o cargo de presidente Catarina Alves Ramos.
A nova presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cabeceiras de Basto é psicóloga e técnica superior da Câmara Municipal, integrando, há já vários anos aquele organismo.
A CPCJ é uma instituição oficial não judiciária com autonomia funcional que visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir, ou pôr termo, a situações de perigo. Tem como principais objetivos promover os direitos e a proteção das crianças e jovens em perigo, de forma a garantir o seu bem-estar e desenvolvimento integral.
A CPCJ de Cabeceiras de Basto é composta por uma equipa multidisciplinar, que integra sociólogos, médicos, educadores sociais, psicólogos, educólogos e assistentes sociais de diversas entidades e instituições locais.
São parceiros da CPCJ a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto; o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social; Ministério da Educação; Ministério da Saúde;
Ministério da Justiça; o Centro Social e Paroquial de Abadim; a Fundação António Joaquim Gomes da Cunha; a Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe; a Associação de Pais do Agrupamento de Refojos; a GNR; o Instituto Português do Desporto e Juventude e ainda os representantes da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto, Manuel Carneiro, Ramiro Marques, Augusta Cristina Dias e Manuel Ramos.